EDIÇÃO ATUAL

Guanambi . Bahia .


Você está aqui: Capa » Destaques » Presidente da Codevasf assina ordem de serviço do projeto de irrigação do Iuiú

Presidente da Codevasf assina ordem de serviço do projeto de irrigação do Iuiú

Charles Fernandes, Elmo Vaz e Jaques Wager na assinatura das ordens de serviços

Charles Fernandes, Elmo Vaz e Jaques Wager na assinatura das ordens de serviços

Nesta terça-feira (10), o presidente da Codevasf, Elmo Vaz, assinou em Guanambi ordem de serviço, no valor de R$ 5,5 milhões, para “Atualização do estudo de viabilidade e consolidação do anteprojeto de engenharia do projeto”. Um novo projeto de irrigação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) vai impulsionar a agricultura e poderá beneficiar cerca de 40 mil pessoas no semiárido baiano, com a implantação de até 30 mil hectares irrigados. Vaz esteve acompanhado do Governador da Bahia, Jaques Wagner, que autorizou outras obras para Guanambi.

Segundo Vaz, o projeto do Vale do Iuiú integra o programa federal Mais Irrigação e possui atualmente 180 agricultores familiares assentados em uma área do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), de cinco mil hectares, que está pronta para se transformar em um grande projeto de irrigação. Vaz enfatizou ainda que a pretensão é implantar, inicialmente, “cinco mil hectares de irrigação, o que vai gerar cinco mil empregos diretos. O projeto pode chegar a 30 mil hectares na área, onde já estão instalados grandes empresários. Buscamos contemplar três segmentos, a agricultura familiar dos assentados, os pequenos agricultores e os empresários”.

“A ordem de serviço para estudos de viabilidade e anteprojeto é o primeiro passo para um projeto de irrigação, que vai possibilitar a agricultura nos municípios de Iuiú, Malhada e Sebastião Laranjeiras. Estamos também assinando junto com a Codevasf uma obra que interessa para a região, pois vai melhorar muito a produção de toda a região, que sofreu muito com uma praga na cultura de algodão”, afirmou Wagner.

Primeiros 5 mil hectares

“Essa área está praticamente pronta para se tornar um grande projeto de irrigação. Hoje já existem cerca de 180 agricultores familiares assentados, numa área que é do Incra, que será a área inicialmente atendida. E, numa fase inicial, pretendemos implantar 5 mil hectares irrigados, o que vai gerar 5 mil empregos diretos. Mas é um projeto que tem uma amplitude muito maior, e vamos buscar contemplar os três segmentos: agricultores familiares assentados, pequenos agricultores e empresários”, afirmou o presidente da Codevasf, Elmo Vaz.

“Não tenho dúvida de que o projeto como um todo, com a garantia do acesso à água da irrigação, vai voltar a fazer a alegria do Vale do Iuiú por meio da produção”, disse o governador da Bahia, Jaques Wagner.

Segundo o presidente da Codevasf, a ideia não é desapropriar terras e construir canais de irrigação para só depois buscar interessados. “Se os interessados se apresentarem e seus projetos demonstrarem viabilidade técnica, econômica e social, o governo entra na parceria aportando recursos e construindo a infraestrutura necessária”, explicou.

Ainda de acordo com Elmo Vaz, a nova lei de irrigação, sancionada em janeiro de 2013, prevê a possibilidade de o poder público construir infraestrutura de irrigação desde que haja interesse privado de gerir e operar o sistema.

Em parceria com entes privados, o perímetro irrigado no Médio São Francisco baiano poderá alcançar até 30 mil hectares irrigados, com captação localizada na margem direita do rio São Francisco, nos municípios de Malhada, Iuiú e Sebastião Laranjeiras. A área está situada nas proximidades da confluência do rio Verde Grande, divisa dos estados de Minas Gerais e Bahia.

“Há uma esperança de toda a região nesse projeto, um dos grandes projetos de irrigação do Brasil. A Codevasf tem todo o know-how de irrigação hoje no país. O sonho dessa região é a irrigação do Vale do Iuiú”, disse o prefeito de Guanambi, Charles Fernandes.

“O projeto vai trazer novos investimentos para a região porque temos a água em abundância e as melhores terras do Brasil”, comemorou o prefeito de Malhada, Gimmy Ramos. O projeto de irrigação no Vale do Iuiú foi incluído no programa Mais Irrigação, coordenado pelo Ministério da Integração Nacional e executado pela Codevasf em sua área de atuação, e conta com recursos do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC).

Comente esta matéria

O seu endereço de email não será publicado. Campos requeridos estão marcados *

*

Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime. Os comentários devem ser sobre o tema da matéria e sobre os comentários que surgirem. As mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas. Os que transgredirem essas normas poderão ter interrompido seu acesso a este veículo.

Scroll To Top