REVISTA DIGITAL

Guanambi . Bahia .
Você está aqui: Capa » Beleza & Bem Estar » Agenda Cultural » Centro Cultural de Guanambi reabre dia 6 de novembro

Centro Cultural de Guanambi reabre dia 6 de novembro

centro cultural guanambi

O Centro Cultural da cidade de Guanambi – espaço vinculado à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) – retoma, no dia 6 de novembro, suas atividades culturais. Após um período longo fechado para manutenção estrutural e qualificação da segurança para artistas, produtores e público, a casa reabre as portas para toda a comunidade do Território de Identidade do Sertão Produtivo com duas semanas de programação comemorativa. O secretário estadual da Cultura, Albino Rubim, participa da cerimônia oficial que acontece em 6 de novembro, quinta-feira, às 19 horas.

A programação especial segue durante 10 dias. Foram preparados shows, rodas de conversa, exposições, circuito de cinema, espetáculos de dança e teatro, palestra e aula pública, tudo pensado em acordo com a proposta de territorialização que baliza o Ocupe Seu Espaço, Programa de Dinamização dos Espaços Culturais da SecultBA. Depois desse período, o Centro vai disponibilizar gratuitamente todas as suas pautas para artistas e produtores locais interessados em se apresentar no local até o fim do mês (é preciso confirmar com a coordenação do espaço se a data está disponível), em uma edição especial do Programa de Gratuidade Pautas promovido pela Diretoria de Espaços Culturais da SecultBA.

“A reabertura do Espaço tem um significado muito forte para a comunidade local e todo território do Sertão Produtivo, pois o Centro Cultural de Guanambi é o principal e maior equipamento cultural do território, onde toda produção artística poderá se apresentar e contribuir para o desenvolvimento cultural local”, pontua Chico Assis, diretor de Espaços Culturais da SecultBA.

O Centro Cultural de Guanambi é um dos 17 espaços geridos pela Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura, através da Diretoria de Espaços Culturais, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e tem capacidade para 322 espectadores sentados na platéia da sala principal. Conta ainda com três camarins que dão suporte aos artistas em seus espetáculos, que dá acesso ao palco de aproximadamente 12,36 m² e uma boca de cena de quase 5 metros de largura por 9m de altura. Inaugurado em 2006, o Centro Cultural Guanambi passa a ser administrado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia em 2009.

Com o objetivo de estabelecer uma administração participativa, o espaço busca promover o diálogo com a classe artística e comunidade, ouvindo sugestões, críticas e apresentando projetos. Todos os grupos de teatro locais já tiveram oportunidade de mostrar seus trabalhos no Centro. Com isso, o espaço vem dinamizando cada vez mais sua programação, possibilitando um maior acesso ao público de todos os perfis.

A programação da reabertura do Espaço faz parte do Programa de Dinamização de Espaços Culturais da SecultBA – Ocupe seu Espaço, que conta com diversas ações ao longo de todo o ano. Integram o programa atividades de cessão de pautas gratuitas, programações temáticas, Circuito Popular de Cinema e Vídeo (CPCV), organizações e comunidades, Circuito de Festivais, Credenciamento de Artistas, política de acesso com ingressos gratuitos ou a baixo custo, encontros da classe artística e produtores locais.

Programação

06.11 (QUI)
19h – Abertura da exposição “Leiga Madeira”, de Alan Salomão
19h30 – Saudação de abertura – Banda Alodê
20h – Reaberto | Falas Institucionais
20h30 – Pocket Show “Eles Cantam MPB” – Rubens Sampaio, Aldi Jabar e Elton Mello
21h – Espetáculo “Por Umas e Por Outras” – Pisit Mota

07.11 (SEX)
9h – Palestra “Políticas Culturais na Bahia” – Albino Rubim
10h – Fórum de Cultura de Guanambi – Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Guanambi
20h – Show “Raízes” – Banda Alodê (Afro)

08.11 (SÁB)
20h – Show “Benção João” – Celo Costa e Banda

09.11 (DOM)
16h – Espetáculo Infantil “Palhaças da Espalhafatos” – Cia de Teatro Espalhafatos

11.11 (TER) – Circuito Popular de Cinema e Vídeo (CPCV)
10h e 15h – Terças na Tela – Mostra “Novembro Negro”
20h – Aula Pública de Teatro – Iana Rocha

12.11 (QUA)
9h e 17h – Aula Pública de Ballet – Iana Rocha
20h – Aula Pública de Dança Criativa – vários ritmos – Iana Rocha

13.11 (QUI)
20h – Festival de Música e Dança – Escola de Música e Dança Bárbara K

14.11 (SEX)
20h – Espetáculo “Machos por Acaso” – Grupo Gota

15.11 (SAB)
20h – Espetáculo de Ballet “A Pequena Sereia”- Cia de Dança Itana Abreu

16.11 (DOM)
18h – Espetáculo Infantil “Os Saltimbancos” – Cia de Teatro Iana Rocha
19h – Show de lançamento do CD Infantil “Chiquinha e Chicão” – Palhaços Chiquinha e Chicão.

Comente esta matéria

O seu endereço de email não será publicado. Campos requeridos estão marcados *

*

Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime. Os comentários devem ser sobre o tema da matéria e sobre os comentários que surgirem. As mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas. Os que transgredirem essas normas poderão ter interrompido seu acesso a este veículo.

Scroll To Top