REVISTA DIGITAL

Guanambi . Bahia .
Você está aqui: Capa » Agronegócios » Embrapa e IBC iniciam entrega de mudas do projeto Reniva a maniveiros

Embrapa e IBC iniciam entrega de mudas do projeto Reniva a maniveiros

embrapa 1

A Embrapa Mandioca e Fruticultura – Superintendência Federal de Agricultura (SFA-BA) – e o Instituto Biofábrica de Cacau (IBC iniciam hoje (11/11) a entrega das primeiras mudas de mandioca para maniveiros (produtores de manivas-sementes) do município de Marcionílio Souza (BA), no Projeto de Assentamento do Caxá, marcando assim o início da fase 2 do projeto “Rede de multiplicação e transferência de materiais propagativos de mandioca com qualidade genética e fitossanitária para o estado da Bahia”.

O Reniva, como é conhecido o projeto, tem por objetivo possibilitar o acesso de agricultores familiares ao material propagativo de mandioca com essas importantes características, partindo de variedades de mandioca de uso tradicional dos produtores e também de cultivares geradas pela pesquisa.

O Instituto Biofábrica de Cacau (IBC), que vem multiplicando as mudas, vai transferir para esse primeiro maniveiro 13 mil mudas. Ainda em novembro, ao todo 15 maniveiros deverão ser contemplados, cada um, com a mesma quantidade de mudas, e, até o fim do ano, a previsão é atender a 55 produtores de manivas-sementes.  No evento, haverá apresentação de técnica sobre plantio de mudas de mandioca sob irrigação.

Hoje atuam no projeto a Embrapa Mandioca e Fruticultura (coordenação técnica); Superintendência Federal de Agricultura (SFA-BA); Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Mandioca e Derivados, da Bahia; Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Reforma Agrária, Pesca e Aquicultura (Seagri); Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA); Instituto Biofábrica de Cacau; Cooperativa dos Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan); Cooperativa de Produtores de Amido de Mandioca do Estado da Bahia (Coopamido); Cooperativa Mista Agropecuária dos Pequenos Agricultores do Sudoeste da Bahia (Coopasub); Escola Rural Tina Carvalho/Fundação José Carvalho; Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR); Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb); Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag-BA); e Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira (Ceplac).

As atividades do dia 11 esteve sob a coordenação do engenheiro agrônomo José Carlos dos Santos, coordenador estadual da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) no projeto Reniva. O evento contou com a presença de representantes das diversas instituições parceiras e autoridades municipais, estaduais e federais.

Comente esta matéria

O seu endereço de email não será publicado. Campos requeridos estão marcados *

*

Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime. Os comentários devem ser sobre o tema da matéria e sobre os comentários que surgirem. As mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas. Os que transgredirem essas normas poderão ter interrompido seu acesso a este veículo.

Scroll To Top