REVISTA DIGITAL

Guanambi . Bahia .
Você está aqui: Capa » Cidades » Caetité » Ibama realiza audiências públicas sobre implantação do Projeto mínero-industrial de Santa de Quitéria no Ceará

Ibama realiza audiências públicas sobre implantação do Projeto mínero-industrial de Santa de Quitéria no Ceará

Evento foi no Salão Paroquial da Igreja Matriz (Divulgação INB)

Evento foi no Salão Paroquial da Igreja Matriz (Divulgação INB)

Três audiências públicas foram realizadas pelo Ibama em Santa Quitéria, Itatira e Lagoa do Mato, na região do Sertão Central do Ceará, nos dias 20, 21 e 22 de novembro. No total, foram 19 horas de apresentações e debates sobre o Estudo de Impacto Ambiental do Projeto Santa Quitéria e seu respectivo Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA).

Na abertura da audiência pública de Santa Quitéria, o presidente das Indústrias Nucleares do Brasil – INB, Aquilino Senra, falou sobre a importância desse encontro com os moradores. “Audiência pública é o momento de tirar dúvidas. Não é um embate, não é uma disputa. É uma oportunidade de esclarecimentos. Porque todo empreendimento tem suas vantagens e evidentemente tem seus impactos. E as vantagens têm que ser maiores que os impactos”, afirmou.

O Projeto Santa Quitéria consiste na instalação de um complexo mínero-industrial dedicado à lavra e beneficiamento da jazida Itataia, onde o fosfato encontra-se associado ao urânio, no município de Santa Quitéria (CE). As audiências públicas promovidas pelo Ibama fazem parte do processo de licenciamento ambiental do empreendimento, que tem o objetivo de produzir fertilizantes fosfatados para agricultura, fosfato bicálcico para alimentação animal e concentrado de urânio para produção do combustível que gera energia elétrica nas usinas nucleares brasileiras.

“O Brasil é uma potência agrícola. Especialistas dizem que em 2020 nosso país estará produzindo aproximadamente 40% da demanda de produtos agrícolas do planeta. Mas é um gigante com pés de barro porque importa quase a totalidade de insumos necessários para os fertilizantes, que são o potássio (importação de 75%) e o fosfato (50%). Aqui no Ceará nós temos uma grande jazida que tem o fosfato associado ao urânio. E a INB está aqui para ajudar a resolver o problema da separação do fosfato e do urânio”, destacou Aquilino Senra.

Em cada audiência, após as apresentações dos representantes do Ibama, da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) e do Consórcio Santa Quitéria (formado pela INB e pelo Grupo Galvani), a empresa Arcadis Logos, responsável pela elaboração do EIA/RIMA, apresentava os principais pontos dos estudos realizados, mostrando no que consiste o Projeto Santa Quitéria, os impactos que o empreendimento trará e como esses impactos serão mitigados. Em seguida, era aberta a inscrição para os interessados em fazer perguntas ou dar um depoimento.

A INB levou às audiências técnicos de Caetité (BA), Caldas (MG), Rio de Janeiro, São Paulo e Fortaleza (CE) preparados para responder dúvidas não apenas sobre o Projeto Santa Quitéria especificamente, mas também sobre o processo de mineração de urânio, a segurança do processo e dos trabalhadores, o ciclo do combustível nuclear, como é feito o monitoramento ambiental, radioatividade e saúde.

Surgiram muitas perguntas sobre Caetité, onde está localizada a única mina de urânio em operação no país. O diretor de Radioproteção e Segurança Nuclear da Cnen, Ivan Salati, fez questão de ressaltar que a fiscalização de todo o processo realizado na unidade é contínua. “A Cnen tem um inspetor residente e ele vai praticamente todo dia à mina. E, além disso, nós fazemos inspeções com uma periodicidade constante e bastante intensa em diversas áreas da instalação”, esclareceu.

Comente esta matéria

O seu endereço de email não será publicado. Campos requeridos estão marcados *

*

Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime. Os comentários devem ser sobre o tema da matéria e sobre os comentários que surgirem. As mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas. Os que transgredirem essas normas poderão ter interrompido seu acesso a este veículo.

Scroll To Top