EDIÇÃO ATUAL

Guanambi . Bahia .


Você está aqui: Capa » Cidades » Carinhanha » Baixa qualidade da Educação Básica em Carinhanha e Malhada mobiliza o MPEduc

Baixa qualidade da Educação Básica em Carinhanha e Malhada mobiliza o MPEduc

educacao malhada carinhanha

Entre as comunidades rurais a pobreza é o maior entrave também à educação dos seus filhos

A baixa qualidade da Educação Básica registrada nos municípios baianos de Carinhanha e Malhada está mobilizando o Ministério Público Federal (MPF) em Guanambi/BA a promover audiências públicas sobre o MPEduc nos dias 30 de março, em Carinhanha, e 31 de março, em Malhada.

Em Carinhanha, o evento ocorrerá no dia 30/03, às 9h, no auditório da Câmara Municipal de Vereadores, e, no dia seguinte, 31, também às 9h, no município de Malhada, no auditório da Escola Municipal Professora Alice Maria.

A pauta das audiências objetiva ouvir os órgãos da administração pública municipal e estadual, a comunidade e as instituições locais sobre as demandas na área da educação, de modo a orientar a atuação do MPF e incentivar uma efetiva participação cidadã no tema. Outro objetivo é a identificação dos motivos do baixo Ideb nas escolas públicas daqueles municípios.

A implementação do projeto MPEduc naqueles municípios considerou os baixos valores alcançados no Ideb durante o ano de 2013, além do IDH-Educação de ambos os municípios, que foi definido como “muito baixo”. Em Carinhanha, o Ideb ficou em 3,2 nos anos finais do ensino fundamental, em 2013, numa escala de 0 a 10. Já em Malhada, o Ideb foi de 3,1. A meta nacional é de 6 pontos.

O QUE É O MPEduc – É um projeto desenvolvido para ser executado em parceria entre o MPF e o Ministério Público dos Estados. Seu principal objetivo é o de estabelecer o direito à educação básica de qualidade para os brasileiros, contando com o envolvimento dos membros do Ministério Público, dos gestores públicos e dos cidadãos. Para isso, são realizadas coletas de informações, audiências públicas, análise de questionários e visitas às instituições com o intuito de obter um diagnóstico das condições das escolas públicas de ensino básico.

Comente esta matéria

O seu endereço de email não será publicado. Campos requeridos estão marcados *

*

Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime. Os comentários devem ser sobre o tema da matéria e sobre os comentários que surgirem. As mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas. Os que transgredirem essas normas poderão ter interrompido seu acesso a este veículo.

Scroll To Top