REVISTA DIGITAL

Guanambi . Bahia .
Você está aqui: Capa » Beleza & Bem Estar » Agenda Cultural » Livro: Lúcia Porto lança “Mulheres, História e Literatura em João Gumes”

Livro: Lúcia Porto lança “Mulheres, História e Literatura em João Gumes”

lucia porto destaque

No auditório do Departamento de Ciências Humanas do Campus VI da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), na noite do dia 24/09 último, em Caetité, foi realizado o lançamento do livro Mulheres, História e Literatura em João Gumes – (Alto Sertão da Bahia, 1897-1930), de autoria da mestra e doutoranda em História Social, pela USP, Maria Lúcia Porto Silva Nogueira, professora-assistente do corpo docente daquele campus da UNEB.

                O evento contou com maciça presença da comunidade unebiana e foi igualmente prestigiado por amigos e familiares da autora, de Guanambi e Caetité, numa demonstração visível do grande interesse que a obra já desperta.

                O livro da professora Lúcia Porto – como ela é mais conhecida no meio educacional – é um trabalho historiográfico que se pautou na inter-relação da História com a Literatura, tomando por base a obra literária do escritor João Antônio dos Santos Gumes (Caetité, 10 de maio de 1855 — 29 de abril de 1930), um intelectual caetiteense que muito escreveu sobre o Alto Sertão da Bahia, focalizando usos, costumes, tradições, modos de pensar, enfim, todo um arcabouço cultural da população sertaneja, nos primeiros anos do século XX.

lucia portoSegundo a autora, a partir desses escritos e de pesquisas que ela vem desenvolvendo há algum tempo, o trabalho caminhou numa perspectiva crítica feminista, buscando evidenciar práticas culturais e tensões sociais que permeavam as vivências de homens e mulheres na sociedade da época. Aos registros de mulheres negras e ex-escravas, de nuanças de honra familiar, uniões ilícitas, violência contra a mulher, trazidos pelo escritor, a autora focalizou, ainda, outras experiências e ações cotidianas das mulheres, encontrando identidades femininas em diferentes ritmos – permanências, mudanças, resistências, transgressões – a despeito de todo um conjunto de normas e crenças que lhes eram inculcadas, à época, no contexto da cultura sertaneja.

O livro traz uma temática interessante. Primeiro porque divulga a obra do escritor, que na análise de Lúcia “tem valor inestimável para o conhecimento da nossa região, visto que ele retrata os sítios rurais e a vida de famílias no campo e na cidade, com riqueza de detalhes; defende o sertão como região promissora e carente de políticas públicas necessárias ao seu desenvolvimento; defende o potencial de trabalho do sertanejo laborioso e bom caráter; denuncia a fuga do homem do campo para outras paragens, especialmente São Paulo – daí porque escreveu O Sampauleiro (2 vols – v. 1 – 1922; v. 2 – 1932); mostra ainda, no romance Os Analphabetos (1928), a educação como saída pra melhoria da vida da população sertaneja”. Segundo porque a autora discute a presença e participação das mulheres na sociedade da época, muitas vezes obscurecidas e silenciadas em documentos oficiais e outras fontes históricas. Com esse olhar, a autora traz à tona “mulheres em múltiplos espaços de sociabilidade, mulheres na educação, nas práticas de saúde, nas lutas pela sobrevivência, enfim, mulheres em suas artes e seus ofícios, mulheres em muitas versões”, destaca.

Nesse trabalho de pesquisa da mestra Lúcia Porto, sabiamente ela resgata toda a conjuntura cultural que predominava nesses sertões há mais de um século, o que permite uma reflexão sobre o que mudou em nossa sociedade nos dias atuais.

ONDE E COMO COMPRAR – O livro é uma produção gráfica independente, pela Editora Intermeios (São Paulo), integrando a Coleção Entregêneros, dirigida por Margareth Rago, em formato 16cm x 23cm, e contém 188 páginas (10 ilustrações). Aquisições podem ser feitas pelo e-mail mluciaporto@yahoo.com.br Custo (incluindo correiros) de R$ 40,00.

Comente esta matéria

O seu endereço de email não será publicado. Campos requeridos estão marcados *

*

Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime. Os comentários devem ser sobre o tema da matéria e sobre os comentários que surgirem. As mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas. Os que transgredirem essas normas poderão ter interrompido seu acesso a este veículo.

Scroll To Top