REVISTA DIGITAL

Guanambi . Bahia .
Você está aqui: Capa » Cidades » Caetité » Caetité recebe por sete dias o “Saúde Sem Fronteiras” para atender pacientes com catarata

Caetité recebe por sete dias o “Saúde Sem Fronteiras” para atender pacientes com catarata

saude caetite 01

A estimativa é que sejam realizados cerca de cinco mil exames e 1.500 cirurgias, de forma gratuita. O programa “Saúde Sem Fronteiras – Oftalmologia” – uma parceria da prefeitura municipal com o governo do estado – atenderá para exames e intervenções cirúrgicas, todos gratuitos, e visa especialmente oferecer tratamento aos portadores de catarata.

O atendimento, que começou na manhã desta segunda-feira (25/01), vai até o dia 31 e conta com cerca de 100 profissionais. Segundo a secretaria municipal de Saúde, Cynthia Lopes, serão realizados cerca de 1000 exames oftalmológicos por dia.

As pessoas detectadas com a doença receberão todo o suporte oferecido pelo programa e serão encaminhadas a procedimento cirúrgico. Caso seja necessário, os pacientes diagnosticados serão encaminhados para cirurgia no mesmo dia. O Ginásio Poliesportivo Hélio Negreiros foi propositadamente equipado para receber os pacientes.

saude caetite 02

Que tem prioridade – O público alvo do Programa é atinge mais a população com idade a partir de 60 anos, mas também terão prioridade alunos do Programa TOPA (Todos pela Alfabetização), que receberão óculos de grau, caso haja necessidade, através de uma parceria com a Secretaria de Educação do Estado.

Reconhecendo a existência de falhas assistenciais e baixa cobertura de serviços oftalmológicos nos municípios, a Secretaria da Saúde do Estado busca, pelo “Saúde sem Fronteiras” a realização de até 5 mil consultas oftalmológicas e 1.500 cirurgias de catarata.

A secretária municipal da Saúde, Cynthia Lopes, destaca a importância da realização desse serviço: “Entre os 417 municípios da Bahia, Caetité é o primeiro a receber esse projeto em 2016. A sua realização melhora significativamente a qualidade de vida de centenas de pessoas. Imaginem só a felicidade dos senhores e senhoras atendidos pelo projeto, ao voltar a enxergar os netos e a fazer as atividades do dia a dia”. Destacou a secretária.

Transporte gratuito – A prefeitura está disponibilizando transporte para moradores da zona rural. Eles deverão se apresentar munidos de algum documento pessoal, como RG ou CPF, e do Cartão do SUS. Quem não tiver o cartão, poderá obtê-lo no ato do atendimento, orienta a secretária.

Comente esta matéria

O seu endereço de email não será publicado. Campos requeridos estão marcados *

*

Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime. Os comentários devem ser sobre o tema da matéria e sobre os comentários que surgirem. As mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas. Os que transgredirem essas normas poderão ter interrompido seu acesso a este veículo.

Scroll To Top