EDIÇÃO ATUAL

Guanambi . Bahia .
Você está aqui: Capa » Colunistas » Editorial » Contra ou a favor: interessa a realidade!

Contra ou a favor: interessa a realidade!

joao martins editorComeço pelo direito constitucional “Liberdade de expressão”, tão preciso numa democracia: direito que não deve ser prerrogativa somente de quem precisa falar, mas também de quem escuta.

Trago a pauta esse tema porque acabamos de testemunhar mais um pleito eleitoral acirrado e desrespeitoso até em certas zonas eleitorais. Vimos mais uma vez comunidades co-irmãs, agrupadas sob um pretexto político se digladiarem, como em campos de batalha, muitos possuídos de ódio, e no desejo de vingança promoverem desordem, agirem em nome de grupos partidários e não por ideais democráticos.

Sem querer extrapolar os meus direitos, ouso fazer juízo sobre a política em Guanambi. Ouvi muitos depoimentos de pessoas de diferentes idades e classes sociais. De certa forma tenho que concordar com elas de que o povo de Guanambi errou ao não eleger Nilo Coelho para administrar o seu município nos próximos quatro anos, principalmente por que nesta eleição a ingerência direta e declarada do governador Ruy Costa em combinação com o prefeito Charles Fernandes, não visava os interesses de Guanambi, mas sim conquistas pessoais: levantar um troféu inédito se vencessem Nilo Coelho.

Antes que os “charlistas” me atirem pedras, eu explico meu ponto de vista, deixando claro que não estou diminuindo a capacidade intelectual ou moral do jovem Jairo Magalhães nem do seu vice, Hugo Costa, igualmente capaz – que foram eleitos: pessoas cultas e bem criadas em berços sólidos.

É preciso enxergar que o nosso país está atolado até o nariz em corrupção e desmando de toda ordem: sem emprego, sem saúde, sem segurança, sem respeito, sem educação, sem estabilidade governamental… sem rumo.

Mas o que tem a ver com Guanambi? Tem que nesse momento difícil, Nilo Coelho reúne – no entender dessas pessoas, e eu concordo — mais experiência e habilidade política para se buscar na alta esfera governamental os recursos de que o município precisa para não se afundar e poder sobreviver dessa depressão econômica que presenciamos. Nilo foi prefeito três vezes, foi governador do estado, foi deputado federal e, mais ainda, tem não apenas um ou dois padrinhos em Brasília, mas vários “tios, irmãos, compadres, afilhados, sócios, amigos…” que poderiam avalizar seus projetos e deferi-los em favor de Guanambi. Não bastasse tudo isso, Nilo é um empresário e líder político que tem dignificado Guanambi e este sertão nos cenários político e econômico nacional e até internacionalmente.

Não bastasse esse seu vasto currículo, Nilo Coelho, aos 73 anos de vida certamente estaria dedicando seus últimos anos de trabalho em benefício de sua Guanambi, chão que ele já jurou e provou centenas de vezes que o ama incondicionalmente.

Entendem muitos dos meus leitores que Charles Fernandes “cuspiu no prato onde comeu”. “Ele não pensou no interesse de Guanambi, mas sim no seu exclusivamente”. O Jairo e Hugo são jovens e podiam esperar que sua vez certamente chegaria. Faltou diálogo para impedir uma divisão desnecessária.

Que tenham sorte Jairo e Hugo, mas estou reticente, não porque duvido de suas capacidades, mas pela situação descontrolada que vive o país e especialmente o Estado da Bahia. Quanto a Nilo, espero que ele continue fazendo por Guanambi. Quando aos guanambienses, o futuro dirá.

Um comentário

  1. Dário Teixeira Cotrim

    Prezado João Martins. É muito bom ter a oportunidade de ler as suas opiniões, quer seja na política, quer seja em outros setores da economia. Parabéns e o meu amplexo!

Comente esta matéria

O seu endereço de email não será publicado. Campos requeridos estão marcados *

*

Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime. Os comentários devem ser sobre o tema da matéria e sobre os comentários que surgirem. As mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas. Os que transgredirem essas normas poderão ter interrompido seu acesso a este veículo.

Scroll To Top