REVISTA DIGITAL

Guanambi . Bahia .
Você está aqui: Capa » Destaques » Mulheres ficam fora das Prefeituras no Sertão Produtivo

Mulheres ficam fora das Prefeituras no Sertão Produtivo

mulheres-01
Mantina: Algo Gentil perdeu por 10 votos

Há muito não acontecia nesta região do Sertão Produtivo das mulheres ficarem de fora do Executivo das Prefeituras Municipais: quatro anos fora do poder. Dos três municípios que vinham sendo administrados por mulheres — Pindaí – Rosane Pereira Prado (PSDB), Igaporã – Rosana Cotrim carvalho (PR), e Sebastião Laranjeiras – Luciana Leão Muniz (PR) — todas perderam seus postos. As duas primeiras não se reelegeram, e a terceira, concluiu o segundo mandato e não pode se candidatar. Há ainda a ex-prefeita de Matina – Olga Gentil Cardoso de Castro (PCdoB) que perdeu esta eleição por apenas 10 votos.

mulheres-02
Pindaí: Rosane Prado perdeu por 538 votos

Neste pleito de 2 de outubro, outras mulheres foram recusada nas urnas pela maioria dos seus munícipes: em Candiba, a médica Alécia Prado Silva (PSB), teve 37,61% dos votos válidos; Pindaí, Gracilene Mendes de Souza Nogueira (PRB), com 2,37%. Urandi, Elenita Silva Cardoso (PSD), com 45,12%, e Idalina Magalhães, com 1,5% dos votos.

mulheres-03
Igaporã: Rosana perdeu por 348 votos

Das que perderam o mandato, a diferença de votos foi muito apertada: Pindaí – Rosane Pereira Prado 538 votos e Igaporã – Rosana Cotrim carvalho, 348 votos. A ex-prefeita de Matina – Olga Gentil Cardoso de Castro (PCdoB), 10 votos, 49,93%.

CANDIBA: MAIOR DIFERENÇA – Dos mais de 20 municípios desta região do chamado Sertão Produtivo, onde se registrou maior diferença de votos entre os postulantes, Candiba foi o maior vitorioso, que perdeu somente para a cidade de Bom Jesus da Lapa, que não faz parte desta Região Econômica.

Com 14.732 habitantes, Candiba contabilizou 8.777 votos válidos para prefeito nestas eleições: sendo 5.440 (61,98%) para Jarbas Henrique Martins Oliveira (PSD) e Nelbino Marques (PSB), contra 3.301 (37,61) de Alécia Prado. Ali prevaleceu, mais uma vez, a influência do prefeito Reginaldo Martins Prado.

GUANAMBI: A MAIOR SURPRESA – Certamente que em toda a história política de Guanambi nunca houve uma disputa tão acirrada – considerando o universo de votantes – como nessas eleições. Dos cerca de 47.000 votos válidos para prefeito, a diferença para o ganhador foi de apenas 802 votos (23.989 a 23.187). Se considerar a trajetória política do candidato Nilo Coelho, que disputou contra um novato, a história é mais inusitada ainda.

PREFEITOS REPROVADOS – Na região de Guanambi, alguns municípios rejeitaram seus prefeitos, a exemplo de Rosane Prado, de Pindaí; Fernando Laranjeiras, Palmas de Monte Alto; Rosana Cotrim, de Igaporã; Paulo da Yonara, de Carinhanha; Dr. Wagner Frota, de Iuiú, e Gimmy Everton Mouraria Ramos, Malhada. Outro lado curioso é que o Partido dos Trabalhadores (PT) não elegeu um só candidato na região, salvo algumas vagas de vereador.■

Comente esta matéria

O seu endereço de email não será publicado. Campos requeridos estão marcados *

*

Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime. Os comentários devem ser sobre o tema da matéria e sobre os comentários que surgirem. As mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas. Os que transgredirem essas normas poderão ter interrompido seu acesso a este veículo.

Scroll To Top