REVISTA DIGITAL

Guanambi . Bahia .
Você está aqui: Capa » Destaques » Nilo Coelho diz adeus à Política

Nilo Coelho diz adeus à Política

nilo-coelho

Depois de apuradas as votações e os resultados anunciados pelo TRE sobre as eleições de 2 de outubro, Nilo Coelho postou um audio em sua página do Facebook com a mensagem que seus eleitores mais temiam ouvir: “Ontem, dia 02 de outubro, encerrei a minha carreira política, minha vida pública”, anunciou.

Sua mensagem, de pouco mais de 3 minutos, foi mais de agradecimento à sua família, aos amigos e ao povo de Guanambi, ressaltando que “as campanhas são muitas vezes mais difíceis para a família do que propriamente para candidato, o que foi verdade nessa campanha”. Ele agradeceu, em especial, a colaboração do seu companheiro de chapa, Felipe Duarte, que segundo ele “é um sonhador de uma Guanambi melhor.

Sem declarar ressentimento pelo que fez ou deixou de fazer e sem fazer acusações ou lastimar, Nilo disse que perder faz pare do processo democrático, enfatizando: “Eu não vou passar um só momento do futuro lamentando o que poderia ser. Hoje, mais que qualquer outro dia, tenho no meu coração somente amor, e clamo ao Deus todo poderoso que abençoe e inspire o povo da nossa querida Guanambi”. Para Nilo, esta foi uma eleição histórica e ele deu o que tinha de melhor: sua experiência e capacidade de trabalho e de articulação.

Ao comentar o resultado dessas eleições, disse o deputado federal Arthur Maia: “Eu pessoalmente acho que quando a gente perde não precisa ficar chorando mágoa e nem prevendo uma catástrofe. O povo fez uma escolha, ao meu ver, equivocada, mas temos a obrigação de aceitar, faz parte do jogo”.

Para um servidor público correligionário de Nilo, que pediu anonimato: “O que não dá para entender é o que aconteceu no Distrito de Mutans, onde Nilo perdeu por 883 votos. Toda grande obra que tem naquele distrito foi Nilo quem fez, quando prefeito ou quando governador – a exemplo dos quatro colégios, o mercado municipal, as ruas asfaltadas, a praça principal -, mesmo assim o povo votou contra. E mais, Nilo prometeu construir ali um hospital, já que lá não existe e o povo tem que viajar 30 km para socorrer seus doentes”, disse. Foi Mutans, onde teve 8.141 votos, que fez Nilo perder.

Através das Redes Sociais, centenas de mensagens de apoio a Nilo foram postadas. O sentimento dos que lhe deram um voto afloram. Dentre as muitas, selecionei essa: “… Quando meus filhos perguntarem quem foi Nilo Coelho eu direi: O Melhor Prefeito De Guanambi!”, postou Gabriela Costa, dia 3 de outubro às 13:52, na página do candidato.

Para os entendidos de política do município, a chapa Jairo / Hugo valeu-se principalmente do repasse de votos pelo prefeito Charles Fernandes, não bastasse a influência da deputada Ivana Bastos, dos irmãos Paulo e Hugo Costa e também do governador Rui Costa. O resultado foi apertado: apenas 802 votos em favor dos “charlistas”, um resultado muito apertado para um universo de 47.176 votos válidos contabilizados.

Comente esta matéria

O seu endereço de email não será publicado. Campos requeridos estão marcados *

*

Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime. Os comentários devem ser sobre o tema da matéria e sobre os comentários que surgirem. As mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas. Os que transgredirem essas normas poderão ter interrompido seu acesso a este veículo.

Scroll To Top