EDIÇÃO ATUAL

Guanambi . Bahia .
Você está aqui: Capa » Cidades » Caetité » Em Guanambi populares lotam a Praça do Feijão na abertura do Presépio Natalino

Em Guanambi populares lotam a Praça do Feijão na abertura do Presépio Natalino

natal-guanambi-1

Como já se tornou tradição, a Praça do Feijão (Henrique Pereira Donato), de Guanambi, se reveste em alegorias natalinas e vira palco das grandes atrações de final de ano na cidade. Uma grande obra de arte se transformou a praça do Centro Administrativo municipal, onde a religiosidade e o artístico se misturam para inspirar as celebrações cristãs.

A programação festiva teve início na noite da sexta-feira (02/12), com abertura oficial do Presépio Natalino.

O pároco de Guanambi, Padre Alex Adriano, realizou a celebração da missa campal com a participação de milhares de fiéis católicos reunidos na praça do Feijão e ao redor do grande presépio, obra do artista plástico Francisco Donato.

A coordenação dos trabalhos, mais uma vez, esteve aos cuidados da primeira-dama, Jaylma Fernandes, que também participou da celebração. “Este é um lugar para celebrar a alegria do nascimento de Jesus, e que tem a sua importância cultural e religiosa. Me sinto muito feliz de ter feito parte deste projeto”, disse Jaylma, agradecendo o apoio da equipe e técnicos que trabalharam pesado na montagem e organização do evento.

natal-guanambi-2

Orações e cânticos – Defronte ao altar improvisado, sentados ou de pés, o grande público pode participar da grande celebração cristã; em seguida, dois corais formados por alunos da Escola Municipal Professor Celito Brito, dos Residencial Gurungas, e por crianças da comunidade de Santa Rita, do bairro Paraíso, todos vestidos a caráter, entoaram cânticos natalinos.

Em continuidade, uma encenação do nascimento de Jesus foi apresentada por jovens atores do município, que utilizaram o presépio como palco, compartilhado com dezenas de crianças vestidas de anjo. Ao final das celebrações as luzes do presépio foram acesas, destacando a grande árvore de Natal no centro da praça.

Caetité vive a magia do Natal Luz

natal-caetite-1

Berço da cultura sertaneja baiana, Caetité tem sido também, ao longo dos anos, matriarca da valorização cultural. Neste mês, mais uma vez, a Praça da Catedral é o palco religioso cristão às celebrações Natalinas. Dia 2/12, sexta-feira, centenas de famílias participaram da abertura oficial do Natal Luz – um projeto pioneiro na região, idealizado pela secretária municipal do Desenvolvimento Social, Cléia Montenegro.

A programação foi aberta com a chegada do Papai Noel no trenzinho da alegria La Barca, acompanhado dos desfiles das fanfarras dos colégios Teresa Borges e CETEP.

O padre Sandro proferiu as celebrações, destacando a importância do projeto. “O Natal Luz quer que cada caetiteense sinta a presença do Deus Vivo em seus corações. Declarou o pároco.

Realizado pela Prefeitura do município, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, o Natal Luz chega à sua oitava edição, envolvendo caetiteenses e visitantes no espírito natalino através do embelezamento da cidade, enchendo de cores e brilhos as vias públicas, além de cumprir uma programação cultural de valorização dos laços familiares e tradição local, justificam os organizadores.

Comente esta matéria

O seu endereço de email não será publicado. Campos requeridos estão marcados *

*

Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime. Os comentários devem ser sobre o tema da matéria e sobre os comentários que surgirem. As mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas. Os que transgredirem essas normas poderão ter interrompido seu acesso a este veículo.

Scroll To Top