EDIÇÃO ATUAL

Guanambi . Bahia .
Você está aqui: Capa » Cidades » Caetité » Cresce mobilização contra construção de barragem de rejeitos da Bamin

Cresce mobilização contra construção de barragem de rejeitos da Bamin

bamin
Em Mariana (MG) ninguém previu que a barragem de rejeito fosse quebrar

Cresce em Guanambi e região um movimento contrário à construção de uma barragem de rejeito projetada pela empresa mineradora Bahia Mineração (Bamim), a ser construída na nascente do Rio Pedra de Ferro, da comunidade rural de Cachoeira de Cima, município de Pindaí.

Recentemente, duas importantes reuniões foram realizadas com as comunidades de João Barroca, em Caetité, e na comunidade do Baú, distrito de Ceraíma, em Guanambi. Esta última, contou com a participação de várias lideranças integrantes de movimentos sociais, quando ocorreram contundentes pronunciamentos de representantes das comunidades do entorno das nascentes que abastecem a Barragem de Ceraíma, maior e mais importante reservatório de água da região.

O presidente da Associação do Baú Sebastião, Marcos Batista, buscou envolver na discussão várias entidades, como a CODVASF, Pólo Sindical, Câmara de Vereadores dentre outras.

bamin2

Barragem de Ceraíma corre o risco de ser contaminada pelos rejeitos da mineração

Vários pronunciamentos sobre o tema foram proferidos durante o encontro, dentre os quais se destacou a do funcionário público José Fernandes. Ele chamou a atenção para a ameaça que representa a barragem de rejeitos para a comunidade guanambiense. “Quando eu tinha dez anos, vinha para a feira com meu pai e via os ‘garranchos’ na copa das árvores nos fundos da Casa de Dona Dedé, e ele me dizia que foi naquela altura que passou a água da barragem de Ceraíma quando quebrou”, destacou. Ele alertou para os riscos que corre aquela área de ficar submersa caso a tal barragem de rejeitos venha a ser construída e acontecer um acidente.

Nestor Rocha, presidente da Associação de João Barroca está sendo processado pela BAMIN quando tentou fazer uso da água de uma nascente utilizada por sua comunidade há mais de trinta anos.

Vários outros depoimentos ocorreram durante a Assembleia; uma nova reunião foi marcada para ocorrer no Núcleo de Ceraíma, sábado dia 15, para ampliar a discussão e traçar estratégias para se buscar outro local alternativo para construção da barragem.

Por Bonny Silva

Um comentário

  1. A sociedade civil organizada de Guanambi, deve participar dessa discussão, pois se essa Barragem de Rejeito estiver programada em rios afluentes da Barragem de Ceraíma (montante de Ceraíma), pode vir a ter risco para nossa cidade.
    Devemos ficar atentos.

Comente esta matéria

O seu endereço de email não será publicado. Campos requeridos estão marcados *

*

Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime. Os comentários devem ser sobre o tema da matéria e sobre os comentários que surgirem. As mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas. Os que transgredirem essas normas poderão ter interrompido seu acesso a este veículo.

Scroll To Top