EDIÇÃO ATUAL

Guanambi . Bahia .
Você está aqui: Capa » Cidades » Candiba » Candiba prepara para outubro sua 1º Feira de Agricultura Familiar

Candiba prepara para outubro sua 1º Feira de Agricultura Familiar

candiba 1
O prefeito Jarbas Martins (E) e Ivana Bastos, em audiência com o secretário Jerônimo Rodrigues

A prefeitura do município de Candiba, distante 705 km de Salvador e 28 km de Guanambi, já está convocando todos os seus comerciantes barraqueiros, que queiram participar da 1ª Feira da Agricultura Familiar e VIII Vaquejada de Candiba, para a realização de uma grande festa co-munitária do setor produtivo rural.

O evento, que tem o apoio prometido da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), contará ainda com a ajuda de recurso de emenda parlamentar da deputada Ivana Bastos. Tudo ficou acertado durante audiência do prefeito Jarbas Martins e Ivana Bastos, dia 24/08, com o secre-tário daquela pasta, Jerônimo Rodrigues.

A 1º Feira de Candiba está agendada para acontecer entre os dias 12 e 15 de outubro próximo, no Parque de Vaquejada Zé Vaqueiro. Durante o evento serão desenvolvidas palestras sobre agricultura orgânica, oficinas, cursos, distribuição de mudas, além de novos estudos e ações importantes para o aumento da produção com investimentos em projetos de sustentabilida-de.

No encontro com o secretário, Jarbas Martins argumentou que o objetivo da prefeitura é pro-porcionar às comunidades rurais condições de produção e, para isso, precisa do suporte da secretaria. “Não queremos que o produtor tenha que sair das suas casas para tentar a vida na cidade. Queremos fornecer estrutura para que o homem e a mulher do campo possam desen-volver suas atividades e ter qualidade de vida”.

Memória de um tempo de opulência

candiba 1 fazenda santa rosa
O imponente casarão sede da Fazenda Santa Rosa dá uma dimensão do passado próspero.

O município de Candiba – há 55 anos emancipado de Guanambi – foi na primeira metade dos anos de 1900 – ainda denominado de Mocambo – uma das mais prósperas vilas e depois distri-to de Guanambi, destacando-se, primordialmente, por sua vasta produção agrícola de algodão, milho e feijão. Essa sua vocação agrícola perdura até os dias atuais, destacando-se ainda em outras culturas, além do significante acrescimento da pecuária.

Há registros cartoriais que atestam a importância da Fazenda Santa Rosa já na década de 1840, então pertencente ao Tenente Coronel José Antônio da Silva Castro (avó materno do poeta Castro Alves) e que ele a deixara em testamento às suas filhas, dentre elas Clélia Brasília (mãe do poeta). Avaliada, então, em 400 mil réis, a sede da Santa Rosa era uma das mais imponen-tes edificações da região e uma das valiosas propriedades rurais da época.

Comente esta matéria

O seu endereço de email não será publicado. Campos requeridos estão marcados *

*

Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime. Os comentários devem ser sobre o tema da matéria e sobre os comentários que surgirem. As mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas. Os que transgredirem essas normas poderão ter interrompido seu acesso a este veículo.

Scroll To Top