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Comissão da Fiol agenda audiência pública para debater parceria com os chineses

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Os membros da Comissão da Ferrovia Engenheiro Vasco Azevedo Neto – antiga Fiol – e Porto Sul da Assembleia Legislativa da Bahia realizará na próxima quarta-feira (20/9), às 10h45, uma audiência pública com o tema: “Novo projeto de desenvolvimento integrado da Fiol e Porto Sul: memorando 2017 com a China” para debater sobre o “Memorando de Entendimento” assinado recentemente pelo Governo do Estado com empresas chinesas e a Bahia Mineração (Bamin) propondo o financiamento dos projetos. O secretário da Casa Civil do governo do estado, Bruno Dauster, também participará do evento.

O documento assinado pelo Governo do Estado, as empresas chinesas e o Eurasian Resour-ces Group (acionista da Bahia Mineração), firma acordo de cooperação para o desenvolvi-mento integrado dos projetos e estabelece ainda a participação em grupo que financiará o desenvolvimento dos projetos, liderado por um consórcio chinês formado pelas empresas: China Railway Group Limited; China Communications Construction Company Ltd; Minmetals Development Co. Ltd; Shougang Fushan Resources Group Limited; e Dalian Huarui Heavy Industry Group Co. Ltd.

Para a presidente da comissão da Fiol e do Porto Sul, deputada Ivana Bastos, a audiência será um momento para esclarecer as dúvidas sobre datas, prazos e entraves já previstos no me-morando. “O nosso objetivo é receber respostas mais concretas sobre o posicionamento do governo e das empresas chinesas para a execução das obras. Queremos a apresentação de um cronograma, destacando cada processo estabelecido no acordo”, disse a deputada.

Porto Sul e Fiol: R$ 2,7 bi

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Porto Sul de cima. Foto: Fabio Copolla (imagem pesquisa)

Com investimento estimado da ordem de R$ 2,7 bilhões, o Porto Sul – que será construído no Litoral Norte de Ilhéus, na região de Aritaguá – já tem todas as licenças necessárias para o início da obra, como as licenças prévia e de instalação, além da autorização para supressão de vegetação, emitidas pelo Ibama.
Pelo Porto Sul serão exportados o minério de ferro extraído no Sudoeste baiano (região de Caetité) e a produção de grãos do Oeste baiano que chegarem pela Fiol. A ferrovia, ainda em construção, terá extensão de 1.527 quilômetros, sendo 1.100 quilômetros na Bahia, com tre-cho de Ilhéus a Figueirópolis, no Tocantins.

Ponte sobre o rio São Francisco

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Em franco andamento, a ponte sobre o Rio São Francisco, localizada entre Serra do Ramalho e Bom Jesus da Lapa (BA) – O Lote 5A da Fiol – medirá 2,9 quilômetros de extensão (1km sobre o rio), 78 pilates, 80 vãos de 35 metros cada e um vão central de 110 metros. A altura da pon-te, incluindo pilar, blocos e tubulões é de 42,32 metros. Os recursos, previstos inicialmente, para execução das obras e serviços de engenharia é da ordem de R$ 135 milhões.

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