REVISTA DIGITAL

Guanambi . Bahia .
Você está aqui: Capa » Beleza & Bem Estar » Agenda Cultural » “Tree Elétrico” vai plantar 570 mil mudas para neutralizar emissões de CO2 no Carnaval em SSA

“Tree Elétrico” vai plantar 570 mil mudas para neutralizar emissões de CO2 no Carnaval em SSA

tree-eletrico01
Árvores com objetos pendurados em Narandiba, em Salvador, Bahia (Foto: Lílian Marques)

Espaço verde com informações sobre reflorestamento, atividades voltadas para restauração ambiental e doação para a campanha foi inaugurado no Shopping da Bahia, neste dia 21 de setembro, é celebrando o dia da Árvore.

A maior festa de rua do mundo vai ganhar, em 2018, mais um motivo para ser referência mundial. O movimento Tree Elétrico, que tem por objetivo neutralizar a emissão de Carbono durante o carnaval de Salvador promete fazer o replantio de mais de 570 mil mudas de plantas nativas da Mata Atlântica, em Salvador, região metropolitana e Recôncavo. O movimento foi lançado nesta quinta-feira, as 19h, no Shopping da Bahia (SDB), na Alameda Luis Gama. E para marcar esse momento, foi construído um Espaço Verde, no qual será possível conhecer mais do movimento Tree Elétrico, realizar doação para a campanha e se aprofundar nas questões ambientais do Brasil e da Bahia.

CARNAVAL + REFLORESTAMENTO

O carnaval de Salvador, além de movimentar a economia local, é o momento de maior mobilização da cidade. A capital recebe turistas de todo Brasil e seus moradores esperam ansiosamente o momento de encontrar seus ídolos. Mas, e se tudo isso tivesse também o objetivo de cuidar do ambiente e gerar impacto positivo? O Tree Elétrico agrega ao Carnaval a oportunidade de reflexão sobre o efeito das mudanças climáticas e como todos que fazem esta festa acontecer podem ser protagonistas de uma transformação positiva.

Para participar desse movimento o folião pode contribuir de diversas formas, uma delas é ao comprar abadas de blocos e camarotes parceiros que já incluem a contribuição direta ao movimento. No momento da compra o folião pode também fazer sua doação no valor mínimo de R$ 6,50. Este valor é referente à produção da muda, mobilização da população proprietária das terras, planejamento, execução, monitoramento do plantio e gestão da campanha. Doações também podem ser realizadas através do site www.treeeletrico.org.br e no Espaço Verde dentro do SDB.

VERDE QUE TE QUERO VERDE

A inauguração do Espaço Verde e da campanha publicitária, criada pela Objectiva Comunicação, é apenas uma das atuações do movimento, que ainda tem ações planejadas em parques urbanos, bosques, escolas da rede municipal e estadual, comunidades, com artistas e blocos e camarotes do carnaval de Salvador, além de outras surpresas

O dia 21 de setembro foi escolhido para o lançamento do movimento devido às comemorações do dia da Árvore. A data tem como objetivo principal a conscientização a respeito da preservação desse bem tão valioso para o planeta. As árvores são símbolos da natureza, responsáveis pela filtragem natural do ar, deixando-o próprio para a respiração, pelo conforto térmico, por aumentarem a umidade além de evitarem as erosões e protegerem as margens e nascentes dos rios, garantindo uma maior vazão das suas águas.

FOLIA VERDE

O projeto está em construção há mais de um ano e está sendo desenvolvido pela SER – Inovação Social e Sustentabilidade, Aú – Marketing com Propósito e Objectiva Comunicação e com o gerenciamento de fundos feito pelo IRIS – Instituto de Responsabilidade e Investimento Social, uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, o movimento Tree Elétrico conta com o apoio do Shopping da Bahia, Trade do carnaval, Embasa, Prefeitura Municipal de Salvador, World Resources Institute e Conservação Internacional.

De acordo com Lila Lopes, Superintendente do IRIS, o movimento Tree Elétrico valoriza as instituições e empresas envolvidas, posiciona Salvador internacionalmente como exemplo de resiliência, busca de sustentabilidade e de enfrentamento das mudanças climáticas. “Acreditamos que através do movimento civil e empresarial possamos alcançar, com resultados práticos, benefícios ao maior número de pessoas.

Já Camila Godinho, sócia da SER – Inovação Social e Sustentabilidade, ressalta que o Tree Elétrico busca reflorestar uma parcela da Mata Atlântica, gerar maior arborização e conforto térmico em áreas urbanas, recuperar nascentes e matas ciliares dos rios que alimentam Salvador, fomentar a economia verde, gerando emprego e renda para viveiristas e colaborar com o pacto global de enfrentamento das mudanças climáticas. “Estamos conectando diversos atores para que juntos possamos restaurar uma parte da Mata Atlântica. Vamos engajar a sociedade não apenas para doar mudas mas também para perceber os espaços em que vivem e como podem ser arborizados. Além disso o Tree tem a preocupação de promover o reflorestamento prioritariamente em margens e nascentes dos rios que alimentam Salvador de água, algo importantíssimo em temos de racionamento”, fala Camila.

O Tree Elétrico tem como parceiro o Shopping da Bahia, World Resources Institute e Conservação Internacional. Há também o apoio institucional da Prefeitura de Salvador e da Embasa, além do parceiro de mídia Rede Bahia. E pode ser acompanhado através da @treeeletrico, tanto no Instagram como no Facebook.

Informações: Luana Nunes |Agência Una Comunicação e Sentido

Comente esta matéria

O seu endereço de email não será publicado. Campos requeridos estão marcados *

*

Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime. Os comentários devem ser sobre o tema da matéria e sobre os comentários que surgirem. As mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas. Os que transgredirem essas normas poderão ter interrompido seu acesso a este veículo.

Scroll To Top