EDIÇÃO ATUAL

Guanambi . Bahia .
Você está aqui: Capa » Cidades » Candiba » Em Candiba, Rui Costa autoriza recuperação de estradas e assina outros protocolos

Em Candiba, Rui Costa autoriza recuperação de estradas e assina outros protocolos

rui costa candiba 01
Rui autorizou a recuperação das BAs 612 e 912 (Fotos: Mateus Pereira/GOVBA)

O governador Rui Costa assinou no último sábado (14/10), em Candiba, ordens de serviço para a recuperação asfáltica da BA 612, Candiba a Pilão (percurso de 12 quilômetros), e para os 13 km da BA-912, estrada que liga Guanambi ao distrito de Ceraíma até o Instituto Federal de Educação (IFBaiano).

Ao visitar a Feira de Agricultura Familiar, que hora se realizava em Candiba, o governador – acompanhados dos prefeitos Jarbas Martins (Candiba) e Jairo Magalhães (Guanambi) – entregou também 42 barracas para a feira livre, 50 mil mudas de palma forrageira para famílias agrícolas do semiárido, 1.370 certificados de Cadastro Ambiental Rural (CAR) e assinou convênio para assistência técnica e aquisição de veículos, por meio do programa Mais Ater, e, por último, autorizou a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada ä Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) a celebrar convênio para mecanização rural, objetivando a limpeza de aguadas e preparo do solo para plantio.
Na oportunidade, o governador deu ênfase à recuperação das estradas – 12 quilômetros de estrada em Candiba e outros 13 em Guanambi. Então, é preciso tomar cuidado.

Toda a comunidade dos dois municípios será beneficiada, a exemplo do empresário Evaldo Viana, dono de um laticínio à margem da BA 612, já próximo a Candiba. “Eu estou ampliando o laticínio, onde produzo queijo, requeijão, iogurte, e a recuperação da estrada é importante para o escoamento de toda a minha produção para os municípios da região”, disse.

Entrega de certificados CAR

rui costa candiba 02
Entrega de 1.370 certificados do Cadastro Ambiental Rural (CAR)

“A gente não tinha documento nenhum. Receber o certificado da mão do governador é uma felicidade muito grande. Agora, eu posso ir no banco e fazer um financiamento para investir na minha propriedade”. Disse o agricultor Familiar Osvaldino Pereira tem 64 anos e mora há 45 na propriedade rural que agora está certificada.

rui costa candiba 03
Na Feira o governador conheceu os programas de fomento da Agricultura Familiar

Ao ordenar a  distribuição de mudas de palma, Rui lembrou que por muito tempo se usou a expressão “combater a seca”. “Não se combate o clima – disse ele – a gente aprende a conviver e a produzir nas regiões, e a palma é um produto importante para alimentar os animais em período de seca. Por isso, nós adquirimos 19 milhões de mudas de palma e entregamos aqui, hoje 50 mil mudas, para os agricultores fazerem a reserva alimentar”.

PRESENÇAS

refeitos e autoridades diversas de toda a  região compareceram ao evento, destacando-se os prefeitos Jarbas Henrique Martins Oliveira (de Candiba) e Jairo Magalhães (Guanambi) os beneficiados com obras; os deputados Ivana Bastos, José Rocha e Vitor Bonfim. Acompanhando o governador, os secretários Vitor Bonfim (Agricultura), Jerônimo Rodrigues (Desenvolvimento Rural) e Marcus Cavalcanti (Infraestrutura).

Comente esta matéria

O seu endereço de email não será publicado. Campos requeridos estão marcados *

*

Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime. Os comentários devem ser sobre o tema da matéria e sobre os comentários que surgirem. As mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas. Os que transgredirem essas normas poderão ter interrompido seu acesso a este veículo.

Scroll To Top