EDIÇÃO ATUAL

Guanambi . Bahia .
Você está aqui: Capa » Cidades » Caetité » Novo presidente da INB acredita em novos mercados e novas oportunidades para a empresa

Novo presidente da INB acredita em novos mercados e novas oportunidades para a empresa

pres-inb2

Da esquerda: Marcelo Xavier, Adauto Seixas, Reinaldo Gonzaga, Luiz Fernando Couto e Álvaro Alves Pinto

pres-inb1

Presidente da INB, Reinaldo Gonzaga, tomou posse dia 11/10

Durante a apresentação da nova diretoria das Indústrias Nucleares do Brasil – INB, no auditório da sede, no Rio de Janeiro, dia 19/10, o novo presidente da estatal, Reinaldo Gonzaga, disse que mesmo diante do difícil momento econômico que atravessa o país, é preciso buscar novos mercados, novas oportunidades. “Nós temos competência técnica para isso”, disse, destacando a importância e a vocação tecnológica da INB.

Em seu discurso, Reinaldo lembrou o seu trabalho junto à diretoria anterior em ações de ajustes à nova realidade financeira do país, tendo participado ativamente da elaboração do Planejamento Estratégico da INB para o período 2017-2026. O presidente afirmou possuir uma visão clara quanto à necessidade de dar continuidade aos projetos em curso. E ressaltou que é importante “usar bastante a criatividade para desenvolver soluções em busca da melhoria contínua e redução do custo do nosso processo”. “Diante desse grande desafio, é possível readequar a empresa para novas realidades; é possível torná-la independente; é possível crescer”, concluiu.

Um dos desafios de Reinaldo Gonzaga a frente da presidência da INB será o de conduzir o processo de ampliação da sua Usina de Enriquecimento de Urânio, situada em Resende, RJ. A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) já está de posse do Relatório Preliminar de Análise de Segurança (RPAS), com o objetivo de obter a Licença de Construção para a 2ª Fase de implantação da Usina de Enriquecimento. Com a expansão, a INB terá capacidade instalada de enriquecimento de urânio para atender plenamente às recargas de Angra 1, 2 e 3, conforme previsto no Plano Plurianual 2016-2019 do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

Nova diretoria

Durante a solenidade foram apresentados os novos diretores da estatal: o advogado Luiz Fernando Silva de Magalhães Couto (Finanças e Administração); engenheiro Adauto Seixas (Recursos Minerais); e o engenheiro Marcelo Xavier de Castro (Produção do Combustível Nuclear).

A posse de Reinaldo Gonzaga na presidência da INB e dos demais diretores aconteceu dia 11/10, na sede da empresa, no Rio de Janeiro. O presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) – e presidente do Conselho de Administração da INB -, Paulo Roberto Pertusi, proferiu a transferência do cargo ocupado até então por João Carlos Derzi Tupinambá.

Participaram ainda do cerimonial o diretor de Gestão de Entidades Vinculadas do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Tarcísio Bastos Cunha; o diretor técnico de Enriquecimento Isotópico da INB, Álvaro Alves Pinto, e a consultora jurídica da empresa, Marisa Nicoll Simões.

Quem é Reinaldo Gonzaga

Graduado em Engenharia Metalúrgica, pela Universidade Federal Fluminense, e mestre em Engenharia de Materiais pela Faculdade de Engenharia Química de Lorena, vinculada à USP, Reinaldo Gonzaga ingressou na INB em janeiro de 2000, através de concurso público.

Em sua trajetória profissional foi professor da Universidade de Barra Mansa, em paralelo à sua carreira na INB. Na Fábrica de Combustível Nuclear, em Resende, foi gerente e coordenador de processos químicos nas linhas de produção de pó e pastilhas de urânio, e também respondeu pela Superintendência de Engenharia do Combustível Nuclear até ser convidado a assumir a presidência da INB.

Presenças no evento

No cerimonial de apresentação dos novos diretores, estiveram os ex-presidentes da empresa, Roberto Franca, Roberto Esteves e João Carlos Tupinambá, os prefeitos de Caldas (MG), Ulisses Guimarães Borges; Poços de Caldas (MG), Sérgio Azevedo; Caetité (BA), Aldo Gondin e do ex-prefeito, José Barreira Filho, bem como familiares e amigos dos empossados e empregados da INB.

Comente esta matéria

O seu endereço de email não será publicado. Campos requeridos estão marcados *

*

Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime. Os comentários devem ser sobre o tema da matéria e sobre os comentários que surgirem. As mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas. Os que transgredirem essas normas poderão ter interrompido seu acesso a este veículo.

Scroll To Top