EDIÇÃO ATUAL

Guanambi . Bahia .
Você está aqui: Capa » Editorias » Agronegócios » Maracujá-doce: Embrapa Cerrados lança nova cultivar dia 13/Dez

Maracujá-doce: Embrapa Cerrados lança nova cultivar dia 13/Dez

embrapa1
Cultivar BRS Mel do Cerrado: alta produtividade, qualidade física e química de frutos e maior nível de resistência à bacteriose e virose.

A cultivar de maracujá-doce BRS Mel do Cerrado será lançada no dia 13 de dezembro, na Embrapa Cerrados (Planaltina-DF). Essa é a primeira cultivar da espécie Passiflora alata Curtis destinada ao mercado de frutas especiais de alto valor agregado, como opção para fruticultores altamente tecnificados e para cultivo em estufa, onde pode-se obter frutos de alta qualidade. Também é uma alternativa para pequenos produtores e para a agricultura praticada em sítios, chácaras e ambiente urbano.

As principais características dessa cultivar, trabalhadas no melhoramento genético, são alta produtividade, qualidade física e química de frutos e maior nível de resistência à bacteriose e virose.  Com cor exuberante (vermelho arroxeada), a cultivar é indicada para uso na fruticultura ornamental, com utilização das flores, frutos e da própria planta no paisagismo de grandes áreas como cercas e pérgulas.

embrapa2

Lançamento – a abertura do evento acontecerá às 9 h, no auditório Wenceslau Goedert, na Embrapa Cerrados. A primeira palestra, às 9h30, será do pesquisador da Embrapa Cerrados Fábio Faleiro. Ele falará sobre o programa de melhoramento genético do maracujazeiro na Embrapa. A cultivar BRS Mel do Cerrado foi obtida por meio do melhoramento genético visando ao aumento de produtividade, frutos com adequadas características físicas e químicas e maior tolerância a doenças.

Após apresentação de vídeo sobre a cultivar BRS Mel do Cerrado, haverá, às 10h, palestra do pesquisador da Embrapa Cerrados Nilton Junqueira sobre sistema de produção do maracujazeiro doce. Em seguida, às 10h20, a pesquisadora Ana Maria Costa, também da Embrapa Cerrados, falará sobre o desenvolvimento tecnológico do maracujazeiro doce. A parceria público-privada para produção de sementes e mudas de maracujá será abordada por Isaac de Almeida, da Embrapa Produtos e Mercados.

Consta ainda na programação de lançamento, debate entre os participantes. Os interessados em participar do evento devem fazer a inscrição até 12 de dezembro pelo telefone (61) 3388-9931 ou e-mail cerrados.eventos@embrapa.br.

Por: Liliane Castelões |Embrapa Cerrados

Comente esta matéria

O seu endereço de email não será publicado. Campos requeridos estão marcados *

*

Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime. Os comentários devem ser sobre o tema da matéria e sobre os comentários que surgirem. As mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas. Os que transgredirem essas normas poderão ter interrompido seu acesso a este veículo.

Scroll To Top