EDIÇÃO ATUAL

Guanambi . Bahia .
Você está aqui: Capa » Destaques » Morre aos 67 anos o cantor e compositor Zeca Bahia, autor de “Porto Solidão”

Morre aos 67 anos o cantor e compositor Zeca Bahia, autor de “Porto Solidão”

zeca bahia 1

Zeca Bahia no seu point de Guanambi – Academia de Copos e Letras  (Foto João Martins)

O cantor e compositor Zeca Bahia (José Ramos Santos, seu nome de batismo ) morreu, na noite de terça-feira (6), aos 67 anos, em decorrência de falência múltipla dos órgãos, na cidade de Brumado, oeste da Bahia.

Zeca foi encaminhado no dia 25 de janeiro para o Hospital Municipal Carmela Dutra, em Bom Jesus da Lapa, com um histórico de parada cardíaca, precisando ser reanimado pela equipe da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Conforme o site Notícias da Lapa, que conversou com o médico Marcos Melo,  um dia depois do internamento de Zeca, o quadro dele era gravíssimo, apresentando insuficiência renal aguda, respirando através dos aparelhos e precisava ser encaminhado para uma UTI.

No dia 29 de janeiro a prefeitura de Bom Jesus da Lapa conseguiu vaga em uma UTI especializada, na cidade de Brumado, onde ele passou por uma série de exames; no entanto, durante os boletins médicos apresentados durante todo período de internação, ele não apresentou melhoras significativas.

José Ramos Santos (Zeca Bahia) nasceu em 19 de março de 1950, na Praça do Livro, em Bom Jesus da Lapa. Compositor e cantor, autor de músicas de grande sucesso como Porto Solidão, interpretada pelo cantor Jessé, e Ave Coração, interpretação de Fagner, compôs mais de 400 outras canções.

A região consternada

Nesta região sudoeste baiana, especialmente, o sentimento pela perca do músico, compositor e cantor é de consternação. Seus amigos de Lapa, Guanambi, Candiba e outras desta região – que são muitos – custam aceitar a sua partida.

“Porto solidão” – um dos mais expressivos ícones da musica brasileira, é uma composição que Zeca Bahia disse ter feito “de letra”, enquanto dividia uma cerveja com Gincko (parceria na música), numa sentada de bar, em Bom Jesus da Lapa. Ouça-o na voz de Jessé.

Entrevista à Revista Integração

Em junho de 2010 Zeca Bahia concedeu entrevista exclusiva à Revista Integração Bahia, publicada na edição Nº 105, daquele mês. Eu era seu amigo e seu grande admirador, não só pela qualidade de suas obras musicais, mas também pela pessoa simples e desprovida de vaidade que o fazia tão único.

Comente esta matéria

O seu endereço de email não será publicado. Campos requeridos estão marcados *

*

Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime. Os comentários devem ser sobre o tema da matéria e sobre os comentários que surgirem. As mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas. Os que transgredirem essas normas poderão ter interrompido seu acesso a este veículo.

Scroll To Top