EDIÇÃO ATUAL

Guanambi . Bahia .
Você está aqui: Capa » Destaques » V Congresso Brasileiro de Recursos Genéticos recebe resumos até o dia 30 de junho

V Congresso Brasileiro de Recursos Genéticos recebe resumos até o dia 30 de junho

recursos geneticos
Pesquisadores, professores e estudantes de diversas instituições podem participar (imagem pesquisa)

A Embrapa e a Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos (SBRG) realizarão entre os dias 6 a 9 de novembro o V Congresso Brasileiro de Recursos Genéticos (V CBRG), em Fortaleza. O prazo para envio de resumos simples de trabalhos inéditos e originais é até 30 de junho.

O evento ocorre a cada dois anos e tem como finalidade promover um intercâmbio de conhecimentos, capacitação e atualização entre profissionais e pesquisadores da área de recursos genéticos de animais, microbianos e vegetais. Questões ambientais, econômicas e sociais também serão abordadas durante os quatro dias. Inscrições e mais informações podem ser obtidas no site www.cbrg2018.com.br/.

A quinta edição do CBRG terá a participação de palestrantes de expressão nacional e internacional em sua programação técnico-científica. A lista já conta com alguns nomes confirmados, como Rodrigo Mendes, chefe-adjunto de P&D da Embrapa Meio Ambiente e secretário executivo do programa de pesquisa internacional Back to the Rootse, e a presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Vanderlan Bolzani.

Pesquisadores, professores e estudantes de diversas instituições podem participar do congresso por meio de exposição de trabalhos, intercâmbio de informações, divulgação de inovações tecnológicas e criação de parcerias na área de recursos genéticos.

Segundo Ana Cecília Ribeiro Castro, pesquisadora da Embrapa Agroindústria Tropical e presidente da comissão organizadora do CBRG, o evento é um ambiente propício para atualização profissional, uma vez que serão apresentados os principais avanços mais recentes na área acadêmica, de produtos e serviços. São esperadas mil pessoas de variadas linhas de pesquisa nas áreas de conservação e caracterização de plantas, animais e microrganismos.

Para Alexandre Floriani Ramos, presidente da Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos (SBRG) e pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, o CBRG é o principal fórum de discussão do País nos temas relacionados à conservação e ao uso sustentável dos recursos genéticos vegetais, animais e de microrganismos. “Nesta quinta edição teremos oito minicursos, como o do Sistema Nacional de Gestão do Patrimônio Genético e do Conhecimento Tradicional Associado (SisGen), e palestras abordando temas como metagenômica funcional e a lei de acesso ao patrimônio genético. Além disso, serão realizados painéis simultâneos específicos de cada área com foco no valor, no uso sustentável e na geração de inovação tecnológica, os pilares que originaram o tema do congresso deste ano”, afirma.

Floriani afirma ainda que o congresso trará o IV Workshop de Curadores do Brasil e a II Feira Nacional dos Guardiões da Agrobiodiversidade.

Participam da organização do congresso a Embrapa Agroindústria Tropical, Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Embrapa Mandioca e Fruticultura, Embrapa Caprinos e Ovinos, Embrapa Tabuleiros Costeiros e Embrapa Clima Temperado, entre outras Unidades.

II Feira de Guardiões da Agrobiodiversidade

A II Feira de Guardiões da Agrobiodiversidade será realizada de forma simultânea ao congresso, nos dias 8 e 9 de novembro, no Centro de Eventos do Sebrae. O evento foi idealizado com o intuito de valorizar os trabalhos de conservação dos diversos agricultores espalhados pelo Brasil. Serão convidados 50 guardiões da agrobiodiversidade entre agricultores, indígenas, quilombolas e representantes de comunidades tradicionais oriundos de todas as regiões. Os guardiões deverão trazer exemplares dos materiais (vegetais e animais) que cultivam e conservam para exposição, bem como os produtos gerados para comercialização e troca.
Fonte: Embrapa Agroindústria Tropical | Fortaleza/CE

Comente esta matéria

O seu endereço de email não será publicado. Campos requeridos estão marcados *

*

Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime. Os comentários devem ser sobre o tema da matéria e sobre os comentários que surgirem. As mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas. Os que transgredirem essas normas poderão ter interrompido seu acesso a este veículo.

Scroll To Top