EDIÇÃO ATUAL

Guanambi . Bahia .


Você está aqui: Capa » Cidades » Caetité » Voos para Guanambi: inauguração é anunciada para fevereiro com aeroporto reformado

Voos para Guanambi: inauguração é anunciada para fevereiro com aeroporto reformado

aeroporto guanambi

O deputado Charles Fernandes foi conferir as obras e anunciou a inauguração

Decorridos mais de quatro anos de obras intermináveis e de muitas promessas de criação de linhas aéreas, em rota comercial, e até mesmo da confirmação da Empresa Aérea Azul de criar uma rota interligando Guanambi com Salvador e Belo Horizonte, finalmente é anunciada para fevereiro próximo (2019) a reinauguração do Aeroporto Isac Moura Rocha (de Guanambi) e o início de voos comerciais.

O anúncio não é oficial por parte do prefeito, nem do governador, mas pelo ex-prefeito e agora deputado, Charles Fernandes (que toma posse nesse 01/02). Em vistoria às obras do aeroporto, na semana passada, ele anunciou que esteve com o governador Rui Costa, que lhe garantiu a conclusão das obras e inicio dos voos já no próximo mês (fevereiro 2019).

Tudo leva a crer que a Azul Linhas Aéreas deva cumprir sua promessa de operar uma linha comercial, conforme havia anunciado. A nova rota deverá ser feita por aviões do tipo ATR-72, que têm capacidade para 70 pessoas.

FECHADO HÁ QUATRO MESES – As obras de pavimentação e melhoramento do aeroporto de Guanambi, assinada dia 20/09/2018 pelo secretário estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti e pelo prefeito Jairo Magalhães, estão em fase final de conclusão.

Para execução das obras foi ordenado o fechamento do Aeroporto Municipal, que deveria permanecer fechado para pousos e decolagens de 2 de outubro até 1º de dezembro de 2018. A obra principal seria o reforço da pista e do pátio de manobras.  A empresa Paviservice Serviços e Pavimentação Ltda foi encarregada dos trabalhos, com recursos da ordem de R$ 7.108.312,33, lotados no Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), subordinado ao Ministério da Defesa.

REFORMA EM 2015 – Anterior a esse projeto de ampliação outra reforma havia sido executada, como construção do novo saguão de embarque e desembarque, reparação da pista, construção de alambrados de proteção patrimonial, equipamentos de balizamento dentre outras, onde foram investidos cerca de R$ 800 mil, recurso da prefeitura e de emenda parlamentar do deputado federal Arthur Maia (PPS), através do ministério do turismo. Também foi construída naquela oportunidade uma sessão de combate a incêndios e até um caminhão de bombeiros foi adquirido e formação de brigada especializada.

aeroporto de guanambi

Aeroporto de Guanambi, com pista de 1.700m, sempre recebeu grande volume de pousos e decolagens

RESTRIÇÃO DA ANAC – Era inicio de 2017, quando tudo parecia que ia funcionar, e que o povo desta região teria a oportunidade de escolher viajar de avião, chega uma contraordem da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e deixa o povo a ver navios, limitando a pista de pouso e decolagem de Guanambi somente a aeronaves de pequeno porte.

COMPROMISSO DA AZUL VEM DE 2015

Durante o lançamento do Plano Aeroviário da Bahia, 28/07/2015, pela Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra), o então secretário Marcos Cavalcante anunciou que o aeroporto de Guanambi seria um dos próximos a funcionar. A Azul Linhas Aéreas mostrou-se, então, interessada na rota e chegou a anunciar que o voo inaugural, linha Salvador/Belo Horizonte com escala em Guanambi, seria feito provavelmente em dezembro (2015).

Comente esta matéria

O seu endereço de email não será publicado. Campos requeridos estão marcados *

*

Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime. Os comentários devem ser sobre o tema da matéria e sobre os comentários que surgirem. As mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas. Os que transgredirem essas normas poderão ter interrompido seu acesso a este veículo.

Scroll To Top