REVISTA DIGITAL

Guanambi . Bahia .
Você está aqui: Capa » Cidades » Bom Jesus da Lapa » IF Baiano / Guanambi realiza seu III Seminário de Agroecologia nesta sexta (12) e sábado (13)

IF Baiano / Guanambi realiza seu III Seminário de Agroecologia nesta sexta (12) e sábado (13)

IFBGBI

Acontece na próxima nesta sexta-feira (12) e sábado (13) a terceira edição do Seminário de Agroecologia e Produção Orgânica (III Seapo) do Instituto Federal Baiano – Campus Guanambi. Além do seminário, será realizada também a III Feira de Base Agroecológica do Território Sertão Produtivo.O evento – que será realizado nas dependências do campus, localizado no distrito de Ceraíma / Guanambi – contará com palestras e oficinas voltadas para a produção orgânica e beneficiamento de alimentos. Também haverá estandes de biofertilizantes, sementes, plantas medicinais e microgreens, além de apresentações de trabalhos científicos.

A expectativa dos organizadores é de que 300 pessoas participem das atividades do seminário. As inscrições já foram encerradas, mas quem não se inscreveu poderá participar livremente da Feira de Base Agroecológica, bem como adquirir produtos da agricultura e agroindústria familiar, produzidos sem uso de conservantes, aditivos não orgânicos.

Realizadores

O Seminário de Agricultura e Produção Orgânica é uma realização do Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica (Neapo) e contará com a participação de agricultores, membros do Colegiado Territorial, gestores públicos, integrantes do poder legislativo e judiciário, sociedade civil organizada, técnicos, pesquisadores, professores, nutricionistas, zootecnistas, estudantes (Agronomia, Agroindústria, Medicina, Farmácia, Medicina Veterinária), empresários da área de alimentos e demais interessados na produção de alimentos aliada à saúde e qualidade de vida.

Segundo a professora Felizarda Bebé, coordenadora do evento, a feira terá a participação de vinte produtores dos municípios de Caetité, Candiba, Guanambi e Palmas de Monte Alto.  “São agricultores e agricultoras que optaram por produzir alimentos que além de saudáveis, contribuem para a conservação do solo e para o meio ambiente de forma geral. São produtos de excelente qualidade, vegetais, frutas, artesanato, doces, conservas e muito mais”, disse.

Não há ainda produtores certificados para a produção de alimentos orgânicos em qualquer dos municípios do Território Sertão Produtivo. Os primeiros produtores a receberem tal certificação serão: três do município de Candiba e dois de Caetité, que aguardam apenas a inspeção da certificadora “Povos da Mata”, o que deverá acontecer ainda neste mês de abril, disse a professora Bebé.

Demonstrações científicas

O Seminário também reunirá trabalhos científicos nas seguintes áreas: experiências agroecológicas; bioinsumos, adubação e controle de insetos que podem se tornar pragas, e de fitopatógenos, que podem provocar doenças; danos causados pelos agrotóxicos; agricultura orgânica; pecuária orgânica; medicina alternativa; plantas medicinais; alimentação com PANCs; homeopatia pecuária e humana.

O evento contará ainda com a participação de associações e cooperativas rurais, sindicatos de agricultores e trabalhadores, além de entidades como o Centro Público de Economia Solidária (Cesol), Casa de Agroecologia do Semiárido (Casa), Secretaria de Desenvolvimento Regional do Governo da Bahia, Ministério da Agricultura e Secretarias Municipais de Agricultura e Meio Ambiente.

Com informações do: IFBaiano | Campus Guanambi

Comente esta matéria

O seu endereço de email não será publicado. Campos requeridos estão marcados *

*

Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime. Os comentários devem ser sobre o tema da matéria e sobre os comentários que surgirem. As mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas. Os que transgredirem essas normas poderão ter interrompido seu acesso a este veículo.

Scroll To Top