REVISTA DIGITAL

Guanambi . Bahia .
Você está aqui: Capa » Destaques » Emprego para TI cresceu 300% este ano e cursos atraem estudantes e profissionais de outras áreas

Emprego para TI cresceu 300% este ano e cursos atraem estudantes e profissionais de outras áreas

O mercado está dando sinais claros de que o crescimento continuará forte nos próximos anos, mesmo que a economia do Brasil não melhore

O mercado está dando sinais claros de que o crescimento continuará forte nos próximos anos, mesmo que a economia do Brasil não melhore. Foto: Reprodução)

Uma das pautas que mais preocupam a população brasileira é o desemprego – desde o início da crise, em 2014, os índices só aumentam. Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que a taxa de desempregados no Brasil passou de 11,6% para 12,7%, atingindo 13,4 milhões de pessoas em 2019. No entanto, o setor tecnológico se distancia da realidade do mercado de trabalho atual. De acordo com a pesquisa da Assespro – PR (Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação do Paraná), o número de vagas de emprego para TI, cresceu 300% no Brasil, só em 2019.

De acordo com o coordenador-geral do Centro de Tecnologia da Informação da Universidade Positivo, Kristian Capeline, esse cenário positivo voltado para profissionais de tecnologia deve permanecer nos próximos anos. “O mercado está dando sinais claros de que o crescimento continuará forte nos próximos anos, mesmo que a economia do Brasil não melhore”, afirma.

Tendo em vista esse cenário, não é raro estudantes e profissionais trocarem de área e passarem a estudar tecnologia, visando melhor empregabilidade e mais valorização. O estudante Moisés Rodrigues Ferreira, por exemplo, trocou Relações Internacionais por Análise e Desenvolvimento de Sistemas, pensando racionalmente. “Gostava do curso, mas tive uma conversa com minha tia que trabalha com TI e percebi que deveria pensar em como garantir um bom futuro”, comenta o estudante.

No caso do estudante Mateus Menegacio, que cursava Contabilidade e já trabalhava na área, a oportunidade de crescimento surgiu dentro da própria empresa. “Mudei minha graduação para Análise de Desenvolvimento de Sistemas. Foi a melhor coisa que eu fiz”, comemora.

Tendência global

Segundo o Fórum Econômico Mundial, entre as 10 profissões emergentes para 2022, sete delas são de tecnologia. No entanto, Capeline afirma que ainda faltam profissionais na área. “Ensinamos para nossos alunos que setores de Inteligência que utilizam Business Intelligence e Big Data nas empresas estão se tornando tão essenciais quanto setores como Comercial, RH e o próprio Marketing. Todavia, faltam profissionais na área de TI para suprir a demanda das empresas, principalmente startups, os principais empregadores”, ressalta.

Busca por curso aumenta

O Centro de Tecnologia de Informação (CTI) da Universidade Positivo – instituição com mais de quatro décadas de experiência educacional – com mais de 1.500 alunos – é uma das que vivem essa e nova tendência na formação profissional.  De acordo com o professor Capeline, hoje, o CTI da Positivo é o maior conglomerado de cursos de Computação do Estado do Paraná, onde 92% dos seus alunos de tecnologia estão empregados.

Universidade Positivo

A Universidade Positivo oferece mais de 60 cursos de graduação presenciais, quatro cursos de Doutorado, sete cursos de Mestrado, mais de 190 programas de Especialização e MBA, sete cursos de idiomas e dezenas de programas de Extensão. A Positivo conta com três unidades em Curitiba, uma unidade em Londrina (PR), uma unidade em Joinville (SC), além de polos de Educação a Distância (EAD) em mais de 60 cidades espalhadas pelo Brasil. Em 2018 foi classificada entre as 100 instituições mais bem colocadas no ranking mundial de sustentabilidade da UI GreenMetric.

 

Comente esta matéria

O seu endereço de email não será publicado. Campos requeridos estão marcados *

*

Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime. Os comentários devem ser sobre o tema da matéria e sobre os comentários que surgirem. As mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas. Os que transgredirem essas normas poderão ter interrompido seu acesso a este veículo.

Scroll To Top