EDIÇÃO ATUAL

Guanambi . Bahia .


Você está aqui: Capa » Editorias » Agronegócios » Mapa anuncia em Guanambi assistência técnica a produtores em projeto de irrigação da Bahia

Mapa anuncia em Guanambi assistência técnica a produtores em projeto de irrigação da Bahia

A ministra Tereza Cristina disse que o ministério hoje é um só e que trabalha para apoiar pequenos, médios e grandes agropecuaristas do país, com ênfase para quem necessita de mais ajuda. (Foto: Divulgação/MAPA)

A ministra Tereza Cristina disse que o ministério hoje é um só e que trabalha para apoiar pequenos, médios e grandes agropecuaristas do país, com ênfase para quem necessita de mais ajuda. (Foto: Divulgação/MAPA)

Ao participar nesta sexta-feira (2) da inauguração de obras de reestruturação e modernização do Projeto Público de Irrigação do Distrito de Ceraíma, de Guanambi/BA, a ministra Tereza Cristina (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento/MAPA), ao lado do ministro Gustavo Canuto (Desenvolvimento Regional), anunciou que o seu ministério levará assistência técnica e projetos para os produtores rurais atendidos pelo Projeto Ceraíma.

Tereza Cristina destacou que o ministério hoje é um só e que trabalha para apoiar pequenos, médios e grandes agropecuaristas do país, com ênfase para quem necessita de mais ajuda.

“Precisamos dar a porta de saída para aqueles que têm como produzir, aqueles que podem ganhar com seu suor. E com a ajuda de políticas públicas para que vocês tenham dignidade e liberdade de produzir, vender e sonhar cada vez mais por vocês, seus filhos e seus netos”, disse ele para a multidão que participava das inaugurações em Guanambi.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Regional, cerca de 3 mil pessoas devem ser beneficiadas com o projeto nas cidades de Guanambi, Urandi, Pindaí e Caetité, onde se desenvolve cultivos de manga, banana, goiaba, abóbora, mandioca e hortaliças.

A ministra e sua comitiva, acompanhado do deputado Arthur Maia, visitaram a represa de Ceraíma, reservatório que abastece o Projeto Irrigado Ceraíma (Foto: Divulgação/MAPA)

A ministra e sua comitiva, acompanhado do deputado Arthur Maia, visitaram a represa de Ceraíma, reservatório que abastece o Projeto Irrigado Ceraíma (Foto: Divulgação/MAPA)

O projeto de irrigação de Ceraíma, implantado na década de 1970, mas que há anos estava desativado por falta de água ou de estrutura, recebeu para essas novas obras investimentos que somam R$ 15,9 milhões, através da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do Parnaíba e do São Francisco (Codevasf), boa parte de emendas parlamentares.

SELO ARTE

Tereza Cristina ressaltou que o Selo Arte, regulamentado em julho último, irá permitir que produtores artesanais possam vender suas mercadorias, como queijos e defumados, em todos os estados. “Vai facilitar a vida do pequeno empreendedor que quer ter o seu queijo vendido não só em seu município, mas nos outros municípios e nos outros estados brasileiros. E nós temos muita coisa boa para vender entre nós e entre estados”, destacou, lembrando que foi aberta consulta pública, por 30 dias, para que interessados possam enviar sugestões sobre a concessão do selo.

Com a certificação, produtos como queijos, embutidos, pescados e mel poderão ser vendidos livremente em qualquer parte do território nacional, eliminando entraves burocráticos para os produtores artesanais. Para os consumidores, será uma garantia de qualidade, com a segurança de que a produção é artesanal e respeita as boas práticas agropecuárias e sanitárias.

A primeira etapa de aplicação será para produtos lácteos, especialmente queijos. As demais etapas vão abranger produtos cárneos (embutidos, linguiças, defumados), produtos de origem de pescados (defumados, linguiças) e produtos oriundos de abelhas (mel, própolis e cera).

Fonte: MAPA

 

Comente esta matéria

O seu endereço de email não será publicado. Campos requeridos estão marcados *

*

Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime. Os comentários devem ser sobre o tema da matéria e sobre os comentários que surgirem. As mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas. Os que transgredirem essas normas poderão ter interrompido seu acesso a este veículo.

Scroll To Top