REVISTA DIGITAL

Guanambi . Bahia .


Você está aqui: Capa » Plantão de Notícias » Arquivo de Notícias » Petrobras continua treinamentos de colaboradores civis e militares para limpeza de praias

Petrobras continua treinamentos de colaboradores civis e militares para limpeza de praias

Perspectiva da companhia é atingir marca de 1.200 pessoas treinadas, cerca de 900 militares já foram treinados. Foto: Agência Petrobras/divulgação

Perspectiva da companhia é atingir marca de 1.200 pessoas treinadas, cerca de 900 militares já foram treinados. Foto: Agência Petrobras/divulgação.

Como parte da atuação ininterrupta no apoio às operações de limpeza do litoral atingido por manchas de óleo, a Petrobras realiza treinamentos de colaboradores, servidores e militares de diversas instituições engajadas no esforço emergencial de resposta em praias, costões rochosos e manguezais. As turmas são integradas por participantes das Forças Armadas (Marinha do Brasil e Exército Brasileiro), Ibama, ICMBio, órgãos estaduais e secretarias municipais de Meio Ambiente, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Guardas Municipais.

O principal objetivo dos treinamentos é compartilhar informações e instruções técnicas seguras para que os treinados se tornem “multiplicadores de conhecimento” e possam aumentar a precisão de atuação nos locais atingidos pelo óleo. Para isso, a Petrobras já instruiu cerca de 700 militares em duas embarcações da Marinha (Navios Bahia e Atlântico) e outros 200 nas praias onde a companhia está atuando diretamente nas limpezas. As próximas turmas programadas incluem um total de 300 participantes, entre civis e militares.

Para a capacitação dos colaboradores, a Petrobras fornece material didático digital e realiza as instruções presenciais, com foco em questões de segurança, técnicas de intervenção e limpeza manual e mecanizada, e conceitos básicos de gestão emergencial de resíduos. Os treinados também recebem explicações sobre as propriedades físico-químicas de óleos pesados e conceitos de desintegração e decomposição, importantes para definição da melhor estratégia de atuação na limpeza das áreas atingidas.

Os primeiros treinamentos ocorreram em Ilhéus e Porto Seguro, na Bahia e também a bordo dos navios da Marinha. Os próximos incluirão cidades nos estados de Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.

BR TRATORES

 

Limpeza contínua

Desde 12 de setembro, a Petrobras já recolheu em torno de 490 toneladas de resíduos das praias do Nordeste. Atualmente, a companhia possui uma equipe com cerca de 200 pessoas e duas embarcações mobilizadas. Mesmo não sendo responsável pelo vazamento do óleo, a Petrobras atende a todas as solicitações do Grupo de Acompanhamento e Avaliação (GAA), participa das ações de planejamento e oferece orientações técnicas para a emergência. Por meio destas ações, a companhia continua colaborando com as autoridades.

Fonte: Gerência de Imprensa | Petrobras

Comente esta matéria

O seu endereço de email não será publicado. Campos requeridos estão marcados *

*

Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime. Os comentários devem ser sobre o tema da matéria e sobre os comentários que surgirem. As mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas. Os que transgredirem essas normas poderão ter interrompido seu acesso a este veículo.

Scroll To Top