REVISTA DIGITAL

Guanambi . Bahia .


Você está aqui: Capa » Plantão de Notícias » Arquivo de Notícias » Saúde começa pela boca: doença periodontal é uma das principais complicações do diabetes

Saúde começa pela boca: doença periodontal é uma das principais complicações do diabetes

Recelebrando o Dia Mundial do Combate ao diabetes (14 de novembro), especialistas alertam para essa patologia que afeta 1 em cada 11 pessoas no mundo todo e que está ligada diretamente a saúde bucal e merece atenção. Imagem: relacionada

Recelebrando o Dia Mundial do Combate ao diabetes (14 de novembro), especialistas alertam para essa patologia que afeta 1 em cada 11 pessoas no mundo todo e que está ligada diretamente a saúde bucal e merece atenção. Imagem: relacionada

Com o objetivo de promover ações que conscientizem a população sobre a importância da prevenção e educação em diabetes, acontece neste 14 de novembro, o Dia Mundial do combate ao Diabetes. A campanha é uma ação da International Diabetes Federation (IDF) e da Sociedade Brasileira de Diabetes.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) acredita-se que 1 em cada 11 pessoas no mundo todo tenham a doença. A diabetes é uma doença silenciosa causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. O que pouca gente sabe, é que a condição está ligada diretamente à saúde bucal e merece atenção.

Diabetes X Saúde Bucal 

A periodontite ou doença periodontal é uma infecção crônica que acomete os tecidos de proteção e sustentação do dente – gengiva, ligamento periodontal e osso. Essa inflamação é desencadeada por bactérias, que geram uma resposta inflamatória, fazendo com que a periodontite seja considerada a sexta complicação clássica do diabetes. Esse processo inflamatório, se não tratado, leva à perda do osso que sustenta o dente na boca e, consequentemente, à perda do próprio dente.

De acordo com o especialista Dr. Ivan Borges – um dos principais profissionais na área de Periodontia Estética e Implantodontia do Brasil – a relação da doença com problemas bucais é uma das mais bem-estabelecidas em pesquisas e a interação das duas condições ocorre em uma via de mão dupla. “A periodontite atinge cerca de 80% da população e é a sexta maior complicação para quem tem diabetes. As alterações na vascularização periodontal e nos níveis glicêmicos do fluido sulcular gengival facilitam a instalação ou alteram o curso da doença periodontal em diabéticos. Por outro lado, a inflamação da gengiva também dificulta a absorção de insulina, podendo causar uma descompensação glicêmica nos portadores de diabetes, ou seja, uma condição afeta a outra diretamente e por isso é importante falarmos de conscientização aproveitando a data”, explica o especialista.

DR. ROBERIO

 

Campanha “Sorrir Muda Tudo”

No último dia (25), começou a campanha “Sorrir Muda Tudo”, que visa a conscientização e valorização da saúde bucal, exaltando de que maneira ela é capaz de interferir diretamente em todo o corpo. A iniciativa tem apoio da Dentsply Sirona (www.dentsplysirona.com/pt-br) – maior fabricante de soluções odontológicas do mundo – e  da ABIMO (Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios), além das principais entidades e indústrias do setor.

Com duração de seis meses, o projeto conta com ações mensais sobre os impactos do sorriso em cada aspecto da saúde. Em novembro, o assunto da vez é nutrição, com ênfase em diabetes e doença periodontal. A ação acontece especialmente nas redes sociais e conta com a participação de influenciadores digitais. E não para por aí! A campanha “Sorrir Muda Tudo” também impactará o público com ações presenciais na cidade de São Paulo,  com a blitz na paulista e mutirão na calçada da FIESP, além de marcar presença em pontos de ônibus, metrô e shoppings.

Fonte: Mariah Freitas | comuniquese1

 

Comente esta matéria

O seu endereço de email não será publicado. Campos requeridos estão marcados *

*

Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime. Os comentários devem ser sobre o tema da matéria e sobre os comentários que surgirem. As mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas. Os que transgredirem essas normas poderão ter interrompido seu acesso a este veículo.

Scroll To Top