REVISTA DIGITAL

Guanambi . Bahia .


Você está aqui: Capa » Plantão de Notícias » Arquivo de Notícias » Eco Turismo: Alcatrazes oferece mergulho noturno e pernoite

Eco Turismo: Alcatrazes oferece mergulho noturno e pernoite

Além das novas atividades, foram credenciadas quatro novas embarcações para operar em Alcatrazes, que desenvolverão atividades de observação de aves e passeios náuticos. Foto: Divulgação

Além das novas atividades, foram credenciadas quatro novas embarcações para operar em Alcatrazes, que desenvolverão atividades de observação de aves e passeios náuticos. Foto: Divulgação

O Refúgio de Vida Silvestre do Arquipélago de Alcatrazes, em São Sebastião (SP), oferece, desde o dia 10 de dezembro, novas atividades de visitação: o mergulho noturno e o pernoite embarcado (liveaboard). A ampliação é resultado do monitoramento realizado ao longo de 2019, que não constatou impactos ambientais nas atuais atividades de mergulho de flutuação, livre e autônomo e passeios embarcados. Além das novas atividades, foram credenciadas quatro novas embarcações para operar em Alcatrazes, que desenvolverão atividades de observação de aves e passeios náuticos.

O ecoturismo em Alcatrazes movimentou em 2019 cerca de R$ 4 milhões na economia regional, gerando emprego e renda para a população. Além disso, vem implementando a visitação pública alinhada com os melhores padrões internacionais de segurança e cuidado com o ambiente marinho.

turismo 2A unidade, criada 2 de agosto de 2016, exibe rochas e paredões graníticos com até 316 metros de altura que emergem do mar e encantam por sua beleza que é ressaltada pela revoada sincronizada das 10 mil aves marinhas que ali vivem e se reproduzem. Nas águas de Alcatrazes está a maior quantidade de peixes do Sudeste do Brasil, das mais variadas formas e cores, que lá encontram o ambiente ideal para reprodução e crescimento. Algas, esponjas, corais, tartarugas marinhas, raias, tubarões, baleias e golfinhos, completam o cenário.

032_rvs_arquipelagodealcatrazes_Cristian_DimitriusO Refúgio de Alcatrazes abriga mais de 1300 espécies (100 delas ameaçadas de extinção). Possui também o maior ninhal de Fragatas (Fregata magnificens) do Atlântico Sul e é área de alimentação, reprodução e descanso para mais de 10 mil aves marinhas.

Mergulhos para contemplação do ambiente marinho submerso, podendo ser livre ou com equipamentos SCUBA, geralmente com boa visibilidade (de 5 a 30 metros dependendo da época do ano) e grande biodiversidade marinha e de ambientes.

Existem 10 pontos para mergulho autônomo do Refúgio de Alcatrazes, que variam em termos de profundidade, grau de dificuldade e características dos ambientes. Cada ponto de mergulho é único. No local existem áreas abrigadas que oferecem boas condições para o fundeio e para a segurança das embarcações e dos mergulhadores.

COMO CHEGAR

Todas as atividades são realizadas por empresas de turismo cadastradas pelo ICMBio Alcatrazes e acompanhadas por condutores capacitados e autorizados, que serão responsáveis por oferecer segurança, orientações e informações aos visitantes.

QUANDO IR

O Refúgio de Alcatrazes pode ser visitado em qualquer época do ano. Mas, entre os meses de novembro e maio há melhores condições climáticas e oceanográficas para navegação e mergulho autônomo.

 ORIENTAÇÕES

A visitação pública no Refúgio de Alcatrazes está prevista nas Portarias ICMBio, que estabelecem normas e procedimentos para realização das atividades de mergulho autônomo, visita embarcada e atividades náuticas de baixo impacto.
Para conhecer mais sobre a unidade  acesse aqui

Informe: DCOM |ICMBio

Ministério do Meio Ambiente – MMA

Comente esta matéria

O seu endereço de email não será publicado. Campos requeridos estão marcados *

*

Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime. Os comentários devem ser sobre o tema da matéria e sobre os comentários que surgirem. As mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas. Os que transgredirem essas normas poderão ter interrompido seu acesso a este veículo.

Scroll To Top