REVISTA DIGITAL

Guanambi . Bahia .
Você está aqui: Capa » Plantão de Notícias » Arquivo de Notícias » Como lavar as roupas para combater o coronavírus?

Como lavar as roupas para combater o coronavírus?

Para evitar qualquer possibilidade de transmissão, é necessária a lavagem das roupas usadas na rua ou em área de contágio o quanto antes. Foto: relacionada / reprodução.

Para evitar qualquer possibilidade de transmissão, é necessária a lavagem das roupas usadas na rua ou em área de contágio o quanto antes. Foto: relacionada / reprodução.

O combate ao coronavírus gera dúvidas sobre os processos corretos de higiene para evitar a sua disseminação. Algumas delas têm sido muito faladas, como lavagem das mãos e limpeza doméstica. Entretanto, os cuidados com as roupas usadas na rua, principalmente em locais de aglomeração como mercados e farmácias, também geram preocupação.

A contaminação do vírus no organismo acontece, efetivamente, pela boca, nariz e olhos e o contato com peças contaminadas pode colocar em risco a saúde das pessoas. Para evitar qualquer possibilidade de transmissão, é necessária a lavagem das roupas usadas na rua ou em área de contágio o quanto antes.

Lavar roupas em tempos de coronavírus continua da mesma forma. “Não é necessário buscar por nenhum produto específico para a lavagem das peças, nem mudar o processo, como deixá-las de molho, quando se usa a máquina. O sabão em pó ou líquido comum, já usado antes, é suficiente para fazer a higienização”, explica André Karadi, engenheiro químico e analista do negócio de Home Care da BASF.

Se possível e sua máquina incluir essa opção, Karadi recomenda usar o modo mais quente de lavagem e que a secagem também seja feita em altas temperaturas ou quando o sol estiver a pino.

Existem algumas indicações caso a roupa seja lavada à mão. Karadi recomenda que fiquem de molho em uma bacia durante cinco minutos antes do processo seguir normalmente. Se usado sabão em barra, passe o produto nas roupas e deixe agir por um tempo também.

As peças vindas da rua podem ser lavadas junto com outras usadas em casa. No entanto, André alerta que devem ser limpas o quanto antes para evitar que contaminem outras roupas e ambientes. “Ao chegar em casa, é recomendado também tomar banho para eliminar qualquer contaminação do vírus que tenha sido feita pelo contato com a roupa”, aconselha o técnico.

Para manusear essas peças vindas da rua, é importante se proteger usando luvas ou lavar as mãos imediatamente depois do contato. E, para garantir que não haja a contaminação, limpe o cesto que depositou essas roupas antes de serem lavadas.

Comente esta matéria

O seu endereço de email não será publicado. Campos requeridos estão marcados *

*

Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime. Os comentários devem ser sobre o tema da matéria e sobre os comentários que surgirem. As mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas. Os que transgredirem essas normas poderão ter interrompido seu acesso a este veículo.

Scroll To Top