REVISTA DIGITAL

Guanambi . Bahia .
Você está aqui: Capa » Agronegócios » Ovo em pó: Indústria de alimentos lança nova versão versátil, segura e econômica

Ovo em pó: Indústria de alimentos lança nova versão versátil, segura e econômica

A Katayama Alimentos lança nova versão do produto para atender a indústria de alimentos e o mercado de food service. Vantagens vão desde a maior vida útil à facilidade de transporte e armazenamento. Foto divulgação

A Katayama Alimentos lança nova versão do produto para atender a indústria de alimentos e o mercado de food service. Vantagens vão desde a maior vida útil à facilidade de transporte e armazenamento. Foto divulgação.

Rico em proteína e com ação antioxidante, o ovo é considerado um dos alimentos mais completos e funcionais que integram o cardápio de uma alimentação saudável e nutritiva. Com alto grau de acessibilidade, o ovo também é um ingrediente fundamental na receita de diversos pratos, como massas, pães, bolos e doces.

Mas, será possível fazer tudo isso sem quebrar os ovos? Pensando em facilitar ainda mais o trabalho daqueles que utilizam ovo em sua base de produção, a Katayama Alimentos lança a linha de ovos desidratados, também conhecido como ovo em pó. O ovo pasteurizado ou processado vem conquistando cada vez mais espaço no meio gastronômico, facilitando o preparo de refeições, e também de produtos industrializados.

A nova linha de ovos da Katayama Alimentos compreende três tipos de produtos:

  • Ovo integral pasteurizado desidratado: o mais procurado e utilizado em bolos, biscoitos, massas, pães, pães de queijo, doces, omeletes, tortas, panetones e em diversas outras receitas como substituto ao ovo in natura;
  • Clara de ovo pasteurizada desidratada: indicada para suspiros, mousses, recheios para chocolate, cobertura para bolos, torrones e em dietas hiperproteicas, em substituição à clara in natura; atua como agente aglutinante, ligante e clarificador de bebidas;
  • Gema de ovo pasteurizada desidratada: utilizada em maioneses, molhos, bolos, biscoitos, sorvetes, panetones e em outras receitas em substituição à gema in natura; atua como agente ligante e emulsificante.

Os ovos desidratados estão disponíveis em embalagens de 500 gramas, 1 e 20 quilos e são destinados à indústria alimentícia e ao food servisse.

Ovo em póVantagens do ovo em pó

Segundo a empresa produtora, entre as vantagens do ovo desidratado está o peso reduzido, durabilidade estendida, facilidade de transporte e manuseio (em comparação aos ovos in natura) e o fato de não precisar de refrigeração para o seu armazenamento (como é o caso dos ovos líquidos), contribuindo para a economia de energia elétrica.

Por ser fácil de levar a qualquer lugar, a versão seca do alimento também pode ser usada para suplementar com proteínas outros pratos e refeições no dia a dia. Outro benefício do produto é não colocar em risco o preparo de outras receitas, em função de um componente impróprio para consumo – o que pode acontecer com o ovo in-natura.

Segundo Camila Cuencas, Gestora de Operações Industriais da Katayama Alimentos, o ovo em pó pode ser utilizado como substituto do ovo in natura tranquilamente. “A diferença é que no ovo em pó, a água que estava presente no ovo com casca é extraída. Logo, para utilizá-lo novamente, é preciso acrescentar a água nas quantidades equivalentes. Pode ser utilizado para os mesmos pratos e receitas que utilizam o ovo in natura”.

O ovo integral pasteurizado desidratado é obtido através da quebra de ovos frescos, que depois são filtrados, resfriados, pasteurizados e desidratados. “Uma das vantagens da forma industrializada é garantir praticidade e higiene para quem serve e consome o produto. Por isso, é indicado também para estabelecimentos onde há dificuldades em receber produtos perecíveis, ao segmento de merenda escolar, cozinhas industriais, além do food service e indústrias alimentícias”, acrescenta Camila.

Vale destacar que o processo de fabricação da versão do alimento em pó é totalmente automático, inibindo qualquer tipo de contaminação. Desde a primeira etapa da produção, que transforma os ovos in natura em ovo líquido pasteurizado e posteriormente em ovo desidratado pasteurizado, os cuidados são rigorosos para garantir a inativação de bactérias e a segurança alimentar do produto final. O prazo de validade do ovo em pó é de um ano (sem perda das propriedades físicas, funcionais e nutricionais), a partir da data de fechamento das embalagens.

Com informações da: Ascom Katayama Alimentos

Comente esta matéria

O seu endereço de email não será publicado. Campos requeridos estão marcados *

*

Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime. Os comentários devem ser sobre o tema da matéria e sobre os comentários que surgirem. As mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas. Os que transgredirem essas normas poderão ter interrompido seu acesso a este veículo.

Scroll To Top