REVISTA DIGITAL

Guanambi . Bahia .
Você está aqui: Capa » Agronegócios » Caatinga baiana é destaque no apoio municipal à agroecologia no Nordeste

Caatinga baiana é destaque no apoio municipal à agroecologia no Nordeste

Levantamento inédito mostra que 59% das iniciativas de apoio do poder público municipal ao setor no estado da Bahia estão no bioma da Caatinga. Foto:  reprodução Google.

Levantamento inédito mostra que 59% das iniciativas de apoio do poder público municipal ao setor no estado da Bahia estão no bioma da Caatinga. Foto: reprodução Google.

Populações que vivem na Caatinga baiana são as mais beneficiadas por políticas públicas municipais de apoio à agroecologia, no estado. Uma pesquisa inédita feita pela Articulação Nacional da Agroecologia (ANA) identificou 17 iniciativas municipais que oferecem suporte ao setor na Bahia, sendo dez delas (59% do total) localizadas no bioma da Caatinga.

O resultado mostra o engajamento do poder público municipal na defesa da segurança alimentar e nutricional e suporte à agricultura sustentável em um dos biomas mais ameaçados do mundo. “Ainda que tímida, a quantidade de ações ajuda a mitigar estigmas da fome e pobreza, enfrentados há décadas por populações que vivem neste bioma”, comenta Flávia Londres, engenheira agrônoma e uma das coordenadoras da pesquisa.

O levantamento mostra, entre iniciativas de destaque, o Projeto Conhecer, Analisar e Transformar a realidade do campo (CAT), que chega a 19 municípios do Semiárido baiano. A experiência baseia-se na formação de professoras/es das escolas do campo, coordenações municipais, gestões escolares e atores da sociedade civil organizada na produção de materiais didáticos contextualizados, além de promover atividades lúdicas com crianças e adolescentes das escolas do campo. .

O contexto de iniciativas na Bahia aponta políticas públicas segmentadas nos seguintes eixos temáticos – Educação do Campo/Contextualizada e Educação em Agroecologia (26% do total); certificação e/ou denominação de origem (18%); e alimentação escolar (18%), demonstrando a capacidade dos municípios de fomentarem o desenvolvimento da agroecologia e da economia local.

As iniciativas percebidas estão localizadas em municípios como Baianópolis, Irecê, Remanso, Sobradinho, Juazeiro e Curaçá. Também foram identificadas 2 iniciativas em zonas de transição entre Cerrado e Caatinga, mais 5 iniciativas na região da Mata Atlântica. As 17 iniciativas classificam a Bahia como o 6º estado que mais apoia a agroecologia no Nordeste, região que computa 254 iniciativas espalhadas por seus nove estados.

Em escala nacional, o levantamento ‘Municípios agroecológicos e políticas de futuro’ mapeou 727 iniciativas em todos os estados, distribuídas por mais de 500 municípios brasileiros.

Com Informações da Assessoria Articulação Nacional de Agroecologia

Comente esta matéria

O seu endereço de email não será publicado. Campos requeridos estão marcados *

*

Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime. Os comentários devem ser sobre o tema da matéria e sobre os comentários que surgirem. As mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas. Os que transgredirem essas normas poderão ter interrompido seu acesso a este veículo.

Scroll To Top