REVISTA DIGITAL

Guanambi . Bahia .
Você está aqui: Capa » Plantão de Notícias » Arquivo de Notícias » Para manter a tradição: Caetité inova em comemoração do 2 do Julho e vídeo viraliza

Para manter a tradição: Caetité inova em comemoração do 2 do Julho e vídeo viraliza

O artista Ivan Mesquita – o “Cêro” – com seu “jeito baiano de ser” fez este vídeo. Divulgação

Desde 1823, quando das vitoriosas lutas pela consolidação da Independência do Brasil e Independência da Bahia, Caetité reverencia festivamente tais feitos no dia 2 de julho de todos os anos. Mas este ano, com a lama da pandemia de Covid-19 ainda aprisionando a todos, as festividades foram canceladas ou prejudicadas, principalmente as juninas e as comemorações da Independência da Bahia.

Mas haveria que se encontrar uma maneira para que o 2 de julho, especialmente, não passasse despercebida. Foi então que a Prefeitura local recorresse à forma digital para fazer lembrar aos baianos a data magna da independência da Bahia. Pois, com bem lembra o advogado e acadêmico das letras, presidente da Academia Caetiteense de Letras, André Koehne, “a cidade – que  segundo registrou o historiador Argemiro Ribeiro foi a primeira do estado da Bahia a comemorar o evento cívico já em 1826 – tradicionalmente ocupa suas ruas e praças com um desfile único a reunir o cívico e o povo, o poder público e a população”.

Segundo Koehne, que é também produtor cultural e esteve à frente de tal exaltação, neste ano a atração se deu com a contratação, pela Prefeitura Municipal, do artista Ivan Mesquita, popularmente conhecido como “Cêro” – famoso na internet por sua abordagem com o “jeito baiano de ser”, dos mais variados temas da história – para produção de um vídeo.

Num registro que ganhou o mundo, com o falar brincalhão do baiano, Cêro levou Anísio Teixeira, os poetas Plínio de Lima e Camillo de Jesus Lima, que estavam tranquilos no boteco ao som do grande Waldick Soriano, a tomarem parte ativa das lutas que aconteciam no Recôncavo Baiano. E lá se foram os sertanejos se despedir na “Pedra do Conselho” para expulsarem os portugueses e ajudarem o Brasil a ser independente, comentou André

O literato Koenhe  lembra que “na Bahia se travaram as maiores lutas por nosso país. Heróis que mais tarde tiveram seus nomes ligados às nossas cidades sertanejas de Caetité, Guanambi, Monte Alto, Livramento e Brumado, como o Major Silva Castro (avô do poeta Castro Alves), ajudaram a manter acesa a memória dessa guerra que tantas vidas custou. E agora, com outra “guerra” acontecendo contra um vírus, Ivan Mesquita levou diversão a todos, mesmo longe, a lembrar que em Caetité o 2 de Julho nunca será esquecido”.

HOMENAGEM AO 2 DE JULHO +
O prefeito Valtécio Neves Aguiar fez uma live, hasteou bandeiras na praça e colocou uma coroa de flores na Pedra do Conselho, e fechou as homenagens com a celebrada de uma missa com Te Deum. Foto: divulgação.

 

Comente esta matéria

O seu endereço de email não será publicado. Campos requeridos estão marcados *

*

Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime. Os comentários devem ser sobre o tema da matéria e sobre os comentários que surgirem. As mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas. Os que transgredirem essas normas poderão ter interrompido seu acesso a este veículo.

Scroll To Top