REVISTA DIGITAL

Guanambi . Bahia .
Você está aqui: Capa » Plantão de Notícias » Arquivo de Notícias » Espaço aberto às Bikes: Abapa dá apoio ao “Meia Pista Barrocão”

Espaço aberto às Bikes: Abapa dá apoio ao “Meia Pista Barrocão”

Iniciativa de ciclistas do Oeste da Bahia transformou trecho de 15km em Barreiras mais amigável para os amantes das bikes. Foto; Abapa / divulgação

Iniciativa de ciclistas do Oeste da Bahia transformou trecho de 15km em Barreiras mais amigável para os amantes das bikes. Foto; Abapa / divulgação.

Não é de hoje que a Abapa – Associação Baiana dos Produtores de Algodão – vem estimulando o uso de bicicletas no Oeste da Bahia, com a promoção de eventos ciclísticos que marcaram história e mobilizaram milhares de pessoas na região.

No dia 03 de outubro, foi a vez do Meia Pista Barrocão, uma iniciativa de grupos de ciclistas do Oeste da Bahia, transformar os 15 quilômetros que separam o Parque das Águas até o povoado do Mocambo, em Barreiras, numa área mais amigável aos amantes das “magrelas”. O pedal-teste foi apenas uma das etapas do projeto, que contemplou, também, a sinalização do percurso com placas de trânsito que enfatizam o cuidado com o ciclista e a distância – prevista em lei – entre carros e bicicletas (1,5 metros). Também houve iniciativas de limpeza e conscientização ambiental no local, sorteios e a produção de um mapa turístico, com as opções gastronômicas da região, disponíveis ao público que madruga em cima das bikes.

Mais de mil ciclistas participaram do evento, que teve, dentre os principais apoiadores, a Prefeitura Municipal de Barreiras. Em alguns momentos, a concentração de bicicletas alcançou quatro quilômetros de extensão na via. Foto: Abapa.

 biks do oeste 2

Um dos objetivos do movimento foi chamar a atenção dos moradores locais para os benefícios que o uso cada vez mais frequente da pista pelos ciclistas pode trazer para moradores e microempresários locais. Segundo os organizadores, muitas padarias e restaurantes locais até decidiram mudar seus horários de funcionamento para se alinhar ao fluxo dos ciclistas. O pedal-teste não foi uma competição e, sim, uma experiência que segue uma tendência mundial de reservar uma rodovia exclusivamente para ciclistas, pedestres, patinadores, dentre outros, em dias específicos.  Os organizadores do evento ficaram felizes com o resultado e adiantam que outros irão acontecer, em breve, mas não têm ainda data marcada.

“É a isso que nos referimos quando afirmamos que a Abapa vai além da produção agrícola em sua interação com a comunidade. Nós defendemos e promovemos a saúde, o convívio comunitário e a mobilidade urbana, em seus mais diversos modais, inclusive o mais ecológico e democrático de todos, que é a bicicleta”, afirmou o presidente da Abapa, Luiz Carlos Bergamaschi.

Fonte: Abapa

Comente esta matéria

O seu endereço de email não será publicado. Campos requeridos estão marcados *

*

Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime. Os comentários devem ser sobre o tema da matéria e sobre os comentários que surgirem. As mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas. Os que transgredirem essas normas poderão ter interrompido seu acesso a este veículo.

Scroll To Top