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ANAC concede novos Certificados Operacionais (COA) a 12 aeroportos, inclusive o de Guanambi

O Aeroporto Isaac Moura Rocha, de Guanambi/BA, que começou a operar rotas comerciais dia 20 de setembro do ano passado, pela Azul Linhas Aéreas, é um dos que obtiveram a nova certificação, a que permite ampliação da oferta de voos e do nível de segurança dos terminais. Foto: arquivo.

O Aeroporto Isaac Moura Rocha, de Guanambi/BA, que começou a operar rotas comerciais dia 20 de setembro do ano passado, pela Azul Linhas Aéreas, é um dos que obtiveram a nova certificação, a que permite ampliação da oferta de voos e do nível de segurança dos terminais. Foto: arquivo.

Em informe da Assessoria de Imprensa, no último dia 25/02, a ANAC informa que os terminais mais recentes a entrarem nessa lista foram o Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, em Maceió (AL), que poderá receber grandes aeronaves como o Boeing 747, B777 e o Airbus A340, além de outras aeronaves com código de referência 4E ou inferior; o Aeroporto Santa Maria, em Aracaju (SE), que poderá operar aeronaves com código de referência 4C ou inferior; e o Aeroporto Presidente Castro Pinto, em João Pessoa (PB), que também poderá operar aeronaves código 4C. Os três terminais são operados pela Concessionária Aena Brasil, vencedora do Bloco Nordeste da 5º Rodada de concessões de Aeroportos.

Além dos terminais citados, os aeroportos de Maringá (PR), Vitória (ES), Guanambi (BA), Guarapuava (PR), Rondonópolis (MT), Macaé (RJ) e Ponta Porã (MS) receberam, recentemente, os Certificados Operacionais de Aeroportos definitivos. Já o aeroporto de Manaus (AM) e o Aeroporto de Goiânia (GO) obtiveram os certificados provisórios.  A lista completa dos terminais com Certificados Operacionais de Aeroportos pode ser acessada no Portal da ANAC (clique no link para acessar).

Certificação

O Certificado Operacional de Aeroporto é emitido pela ANAC após avaliação técnica de vários itens de infraestrutura de um aeródromo, em especial da área operacional, cujo acesso é controlado — também conhecido no meio aeronáutico como lado ar. O COA atesta os tipos de operações aéreas que o aeroporto está autorizado a receber, além de validar a capacidade, por parte do operador, de cumprir as normas técnicas da Agência relativas à segurança operacional e resposta à emergência aeroportuária, comprovada por meio do Manual de Operações do Aeródromo (MOPS).

Para obter a Certificação Operacional de Aeroporto, é necessário que o administrador aeroportuário conclua algumas etapas, entre elas estão: envio de documentação para certificação operacional, realização de inspeção presencial para ateste das conformidades, ajustes de pendências documentais e realização de melhorias apontadas após vistoria realizada por servidores da ANAC.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da ANAC

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