REVISTA DIGITAL

Guanambi . Bahia .
Você está aqui: Capa » Agronegócios » Projeto Experiências do Brasil Rural beneficia cerca de 150 famílias do campo na sua primeira edição

Projeto Experiências do Brasil Rural beneficia cerca de 150 famílias do campo na sua primeira edição

As inscrições da segunda edição do Projeto estão abertas até o dia 1º de abril de 2022, quando oito roteiros turísticos serão selecionados. Foto: Divulgação/ Mapa (Rota do Queijo Terroir Vertentes)

As inscrições da segunda edição do Projeto estão abertas até o dia 1º de abril de 2022, quando oito roteiros turísticos serão selecionados. Foto: Divulgação/ Mapa (Rota do Queijo Terroir Vertentes).

O Governo Federal, por meio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Ministério do Turismo (MTur) e a Universidade Federal Fluminense (UFF), apresentou os resultados da 1ª edição do Projeto Experiências do Brasil Rural. O Projeto Experiências do Brasil Rural foi lançado em 2020 com o objetivo de impulsionar produtos e serviços da agricultura familiar associados ao turismo, de forma a proporcionar vivências inovadoras aos visitantes, diversificar a oferta turística nacional e gerar alternativas de renda no campo, a partir da formatação e do posicionamento de roteiros.

Participaram da primeira edição do projeto a Rota Amazônia Atlântica, do Pará; a Terra Mãe do Brasil, Seus Caminhos, Segredos e Sabores, da Bahia; o Agroturismo do Espírito Santo; a Rota do Queijo Terroir Vertentes e a Rota Gourmet das Terras Altas da Mantiqueira, em Minas Gerais; o Caminhos do Campo, em Santa Catarina; a Ferradura dos Vinhedos e o Roteiro Farroupilha Colonial, no Rio Grande do Sul.

Ao longo de quase 10 meses, os roteiros turísticos selecionados foram acompanhados pela equipe técnica do projeto em atividades de diagnóstico, capacitação e mentorias, oficinas para formatação de experiências turísticas memoráveis, validação e apoio à comercialização.

A primeira edição do projeto contemplou as cadeias produtivas do queijo, vinho, cerveja e frutos da Amazônia, beneficiou cerca de 150 famílias, criando mais de 70 produtos de experiências turísticas memoráveis, incluindo vídeos promocionais e catálogos de experiências. >> conheça os roteiros e conferira os vídeos promocionais 

Participaram também da divulgação dos resultados a diretora do Departamento de Inteligência Mercadológica e Competitiva do Turismo do MTur, Nicole Facuri; o coordenador do projeto, Osíris Marques; e o coordenador de Integração Acadêmica da UFF, André Brandão.

Atividades desenvolvidas

Para cada um dos roteiros atendidos foram realizados diagnósticos em quatro dimensões – Experiência, Hospitalidade, Qualidade Técnica e Gestão & Marketing -, avaliadas por meio de questionários e oficinas virtuais, que subsidiaram a construção de planos de ação.

Em seguida, na etapa de “Qualificação dos Roteiros”, foram realizados dez minicursos de capacitação, totalizando uma carga horária de 200 horas aula, além de atividades de mentoria, que somaram 200 horas de atendimento individualizado para os agricultores familiares.

Os participantes do projeto contaram, ainda, com os seminários virtuais “Visões de Mercado”. Foram quatro palestras com empreendedores da área e representantes do mercado, que apresentaram conteúdos inovadores sobre turismo rural.

Na etapa de “Desenvolvimento das Experiências”, o projeto realizou 64 oficinas, que resultaram na criação de 71 experiências turísticas, posteriormente validadas pelas equipes do MTur e da UFF durante as visitas técnicas aos roteiros.

Já na etapa de “Promoção e Apoio à Comercialização”, os representantes dos roteiros e seus empreendimentos participaram de dois eventos: Feira Internacional de Turismo de Gramado (Festuris) e Festival de Turismo das Cataratas.

Inscrições abertas

A segunda edição do Projeto, com as inscrições abertas até o dia 1º de abril de 2022, selecionará oito novos roteiros turísticos, que contarão com apoio técnico para estruturação dos destinos e empreendimentos, bem como a comercialização de produtos e serviços. O início das atividades com os roteiros está previsto para o mês de maio. Clique aqui para inscrever um roteiro e acompanhar todas as etapas do processo de seleção.

Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA

Comente esta matéria

O seu endereço de email não será publicado. Campos requeridos estão marcados *

*

Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime. Os comentários devem ser sobre o tema da matéria e sobre os comentários que surgirem. As mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas. Os que transgredirem essas normas poderão ter interrompido seu acesso a este veículo.

Scroll To Top