REVISTA DIGITAL

Guanambi . Bahia .
Você está aqui: Capa » Plantão de Notícias » Arquivo de Notícias » No aniversário de Caetité o Espaço INB de Ciências, Tecnologia e Cultura reabre suas portas ao público

No aniversário de Caetité o Espaço INB de Ciências, Tecnologia e Cultura reabre suas portas ao público

A construção no estilo colonial do século 18, restaurada pela INB, abriga o Espaço INB, Inaugurado em 2010, para o Programa de Inserção Regional de atividades de Comunicação Social, Responsabilidade Social e Educação Ambiental. Foto: Revista Integração.

A construção no estilo colonial do século 18, restaurada pela INB, abriga o Espaço INB, Inaugurado em 2010, para o Programa de Inserção Regional de atividades de Comunicação Social, Responsabilidade Social e Educação Ambiental. Foto: Arq. Revista Integração.

Desde o dia 05 de abril, o Espaço INB Caetité de Ciência, Tecnologia e Cultura reabriu suas portas ao público, juntamente com a programação “Ocupa Praça”, realizada pela prefeitura em comemoração aos 212 anos da cidade. Desde o início da pandemia do Coronavírus, as visitações estavam suspensas em atendimento às medidas de contenção da propagação do vírus. A partir dessa data, o Espaço INB voltou a funcionar das 9 às 12h e das 14 às 16h30, de segunda a sexta-feira.

Para a estudante de biologia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Stephane Naiane dos Santos, a visita foi uma experiência muito boa. “Nunca tinha vindo ao Espaço. Caetité é uma cidade muito histórica. Acho muito válido trazer toda essa apropriação, principalmente de como se desenvolveu o Espaço INB”, disse indicando a visita a todos. “Até porque uma cidade que explora o urânio, acho que é muito importante todo mundo ter ciência de como é explorado e para onde vai”, afirmou. Também a enfermeira Samantha Raquel da Silva Sena destacou que o Espaço INB abrange várias informações em relação à Caetité e à INB. “Por isso, a visita foi bem interessante”, acrescentou.

O estudante de história da UNEB, Pedro Henrique de Lima Lopes, natural de Brumado, recém-chegado à cidade e à UNEB, também aprovou o Espaço INB. “Achei bacana porque não conhecia a história de Caetité em si e aqui no Espaço conta como foi criada a cidade, o porquê do nome… acho importante essas informações até para mim, como estudante de história”, afirmou já na expectativa de outras visitas. “São indicadas atividades mais abertas ao público como rodas de conversa, para as pessoas passarem a conviver mais com o Espaço e com isso acabar aprendendo mais”, sugeriu.

Atendendo ao Decreto Municipal nº 015, de 25 de março de 2022 e aos procedimentos estabelecidos pela INB, o protocolo de visitação no momento compreende apresentação de carteira de vacinação, uso de máscara, além do local também estar equipado com tóten de álcool gel. Caso surjam novas orientações, serão incorporadas à dinâmica de visitação ao Espaço.

Estão sendo oferecidas visitas guiadas às exposições sobre a História de Caetité, Exposição Fotográfica Caetité: um lugar, vários olhares, a Mineração na Bahia, a Matriz Energética Brasileira, o Ciclo do combustível Nuclear com ênfase no beneficiamento do Urânio em Caetité e as ações de radioproteção e meio ambiente conduzidas pela INB na região. “A expectativa é que nos próximos meses sejam realizadas oficinas e outras atividades para a comunidade”, antecipa a coordenadora de Comunicação Regional da INB, Jane Dantas. “Aos poucos o Espaço INB vai retomando a rotina recebendo estudantes, turistas e moradores da região”, afirmou destacando a emoção de toda a equipe ao retomar a atividade.

Foto: divulgação

Foto: divulgação

A gerente de Comunicação Institucional, Cláudia Guimarães, relembrou que durante a pandemia foram produzidas duas visitas virtuais ao Espaço, que estão disponíveis no canal do youtube da empresa. “Tivemos que nos reinventar para continuar cumprindo o nosso propósito, mas dessa forma conseguimos levar o Espaço para além do regional. Estamos muito felizes com essa reabertura e continuaremos usando as redes para promovê-lo”, afirma.

Inaugurado em 2010, em uma construção no estilo colonial do século 18, restaurada pela INB, no centro da cidade de Caetité, o Espaço INB é uma iniciativa do Programa de Inserção Regional aprovado pelo Licenciamento Ambiental conduzido pelo Ibama e engloba atividades de Comunicação Social, Responsabilidade Social e Educação Ambiental. Tem como objetivo aproximar a empresa da comunidade, tendo em vista que a Unidade de Concentração de Urânio da INB em Caetité é uma área industrial, que fica a 40 km da cidade.

As visitações podem ser agendadas pelo telefone (77) 3454 3600 ou pelo e-mail espacoinbcaetite@inb.gov.br.

Fonte: INB | COREM

Comente esta matéria

O seu endereço de email não será publicado. Campos requeridos estão marcados *

*

Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime. Os comentários devem ser sobre o tema da matéria e sobre os comentários que surgirem. As mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas. Os que transgredirem essas normas poderão ter interrompido seu acesso a este veículo.

Scroll To Top