REVISTA DIGITAL

Guanambi . Bahia .
Você está aqui: Capa » Agronegócios » Embrapa Pesca e Aquicultura lança o Consórcio Certo Matopiba e é homenageada na Agrotins

Embrapa Pesca e Aquicultura lança o Consórcio Certo Matopiba e é homenageada na Agrotins

O Consórcio Certo Matopiba é um conjunto de recomendações para implementação e manejo do consórcio do milho de segunda safra e o capim. Foto: Rodrigo Munhozmilho / divulgação

O Consórcio Certo Matopiba é um conjunto de recomendações para implementação e manejo do consórcio do milho de segunda safra e o capim. Foto: Rodrigo Munhozmilho / divulgação.

A Embrapa Pesca e Aquicultura lança na 22ª Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins), que acontece na capital Palmas (TO) entre 10 e 14 de maio, o Consórcio Certo Matopiba, projeto desenvolvido para proporcionar alta produtividade de grãos e ainda oferecer uma planta forrageira que contribuirá para o aporte de biomassa no solo, trazendo uma série de benefícios ao sistema de produção. Além disso, a tecnologia é totalmente adaptada para climas tropicais, especialmente para a região do Matopiba (que abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).

“Fazer o uso de plantas de cobertura e aporte de biomassa é uma estratégia importante para que se tenha resiliência e alta produtividade num sistema de produção agrícola sustentável para essas condições (adversas de plantio)”, explica Rodrigo Estevam Munhoz de Almeida, pesquisador da Embrapa Pesca e Aquicultura. Segundo o pesquisador, é possível manter a mesma produtividade de uma lavoura de milho solteiro, com o ganho adicional da implantação de um capim, a partir do uso das técnicas recomendadas do Consórcio Certo Matopiba.

As recomendações de manejo do Consórcio Certo Matopiba são o resultado de pesquisas realizadas in loco nas regiões de fronteira agrícola: um resumo de adaptações para que esse sistema seja bem implantado nessas condições. Pela técnica, o produtor pode optar por algumas formas de implantação de capim no meio do milho. A condução da lavoura tem que ser de alto padrão, favorecendo o desempenho da cultura do milho para que a planta possa sombrear e sobressair em relação ao capim, durante o período de coexistência, para que a produção de grãos seja garantida.

Embrapa recebe premiação da Assembleia Legislativa

Durante a abertura da 22ª Agrotins, no último dia 11, a Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas-TO) foi a grande homenageada. O pesquisador do centro de pesquisa, Daniel Fragoso, foi agraciado pela Assembleia Legislativa com a Comenda do Mérito do Agronegócio do Estado do Tocantins.

A premiação de Fragoso ocorreu devido ao seu trabalho na estruturação da Organização Estadual de Pesquisa Agropecuária – Unitins Agro – além de pesquisas sobre a cadeia produtiva do arroz no Tocantins, que é o terceiro estado de maior produção do grão.

Para o pesquisador, nascido em Formoso do Araguaia (TO), ter o nome indicado e escolhido em um contingente de centenas de cientistas atuantes hoje no estado do Tocantins, representa, além do reconhecimento, uma grande honraria. “Fiquei muito feliz e compartilho o mérito com meus colegas de equipe, da Embrapa e instituições parceiras, pois não fazemos nada sozinho”, diz o engenheiro agrônomo, mestre e doutor em Entomologia pela Universidade Federal de Viçosa e ex-professor visitante da Universidade Estadual do Kansas – EUA.

Elisângela Santos (19.500 MTb-RJ)

Embrapa Pesca e Aquicultura

Comente esta matéria

O seu endereço de email não será publicado. Campos requeridos estão marcados *

*

Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime. Os comentários devem ser sobre o tema da matéria e sobre os comentários que surgirem. As mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas. Os que transgredirem essas normas poderão ter interrompido seu acesso a este veículo.

Scroll To Top