REVISTA DIGITAL

Guanambi . Bahia .
Você está aqui: Capa » Agronegócios » No dia da Biodiversidade, o FSC Brasil mostra tendência de olhar mais amplo para a floresta

No dia da Biodiversidade, o FSC Brasil mostra tendência de olhar mais amplo para a floresta

Certificações de produtos não madeireiros e serviços ecossistêmicos crescem em Área de floresta nativa no arquipélago do Bailique, Amapá. (Divulgação FSC)

Certificações de produtos não madeireiros e serviços ecossistêmicos crescem em Área de floresta nativa no arquipélago do Bailique, Amapá. (Divulgação FSC).

São Paulo 20 de maio de 2022 – Os Serviços Ecossistêmicos são uma série de benefícios que a natureza nos oferece e, entre eles, está a biodiversidade, que é, basicamente, o capital natural. Nesse sentido, sabendo que o Brasil tem quase 60% do seu território coberto por florestas, é fácil perceber o quão rico somos em espécies de plantas, animais e microrganismos. Felizmente, a cada dia que passa, tomamos mais consciência dessa riqueza e do enorme papel dela para o desenvolvimento sustentável do país, principalmente num ambiente de crises globais das mais diversas naturezas.

O manejo florestal responsável garante a conservação da biodiversidade, da água, do solo e da manutenção dos estoques de carbono, para todos nós. Aqui no Brasil, desde que foram lançados, em 2018, os procedimentos de serviços ecossistêmicos FSC® seguem crescendo. Agora, além da Amazonbai, cooperativa de produtores agroextrativistas do Bailique e do Beira Amazonas, no Amapá, e da Veracel, produtora de celulose, a Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do país, reforça o time brasileiro de organizações certificadas com declarações de serviços ecossistêmicos.

Todas demostraram – e agora comunicam mais facilmente – os impactos positivos que suas operações têm na proteção de centenas de espécies animais e vegetais em suas áreas produtivas. No Bailique e no Beira Amazonas, por exemplo, o manejo dos açaizais garante a manutenção da cobertura florestal e preservação da diversidade de espécies da região, como peixes e abelhas. No caso da Veracel, foram consideradas 25 espécies de mamíferos de médio e grande porte, 229 espécies de aves e 242 espécies de flora. Na Fazenda das Nascentes, da Klabin, foram identificadas mais de 570 espécies de flora e 357 espécies da fauna, entre elas, muitas classificadas como endêmicas e raras.

“Cada vez mais, os critérios ESG têm guiado investimentos com foco em sustentabilidade, ou seja, consultores financeiros, bancos e fundos de investimento avaliam empresas de acordo com seu desempenho nas áreas ambientais, sociais e de governança”, explica Daniela Vilela, diretora executiva do FSC Brasil. “Por isso, medir, comprovar e comunicar esses impactos torna-se cada vez muito importante”, completa. Aqui no Brasil, inclusive, essa tendência já pode ser percebida, com o aumento não apenas das certificações para serviços ecossistêmicos, mas também de produtos não madeireiros, o que fortalece a chamada bioeconomia.

Datas como o Dia da Biodiversidade ajudam a refletir mas, mais do que isso, abrem espaço para mostrar que já existem caminhos viáveis para se seguir. Hoje está claro que o meio ambiente não é entrave para o desenvolvimento econômico. Muito pelo contrário, ele deve ser o grande motor, o catalisador dessa evolução. Neste exato momento, por exemplo, uma guerra na Europa está abalando a atual matriz energética do mundo. E as baixíssimas temperaturas registradas no Brasil nos últimos dias também deixam um claro aviso de que sem cuidar da natureza e sem valorizar a biodiversidade, não vamos muito mais longe.

Sobre o FSC Brasil

O FSC – sistema de certificação florestal – é uma organização independente, não governamental, sem fins lucrativos, com sede na Alemanha e presente em mais de 80 países.

Ascom: FSC Brasil

Comente esta matéria

O seu endereço de email não será publicado. Campos requeridos estão marcados *

*

Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime. Os comentários devem ser sobre o tema da matéria e sobre os comentários que surgirem. As mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas. Os que transgredirem essas normas poderão ter interrompido seu acesso a este veículo.

Scroll To Top