EDIÇÃO ATUAL

Guanambi . Bahia .
Você está aqui: Capa » A Revista » História

História

capa (1)Depois de atuar por quase uma década na grande imprensa escrita da Bahia, cobrindo especialmente esta região Sudoeste baiana, e entender as causas e efeitos do “apartheid” cultural que separava a Bahia dos soteropolitanos dos sertanejos das diferentes regiões administrativas do estado, concluímos que era preciso construir um projeto de comunicação diferente, voltado às causas do povo interiorano.

Mesmo defendendo com veemência a necessidade de se destinar maior espaço jornalístico na grande mídia para desnudar as realidades socioculturais que separavam os baianos e igualmente dos brasileiros, não conseguimos avançar muito com nossas argumentações. Restava-nos ousar e constituir um veículo que nos desse voz e nos fizesse ouvidos além fronteiras.

Em janeiro de 1993, imprimimos a primeira edição da nossa “Revista Integração do Vale”, hoje “Integração Bahia”, um instrumento de propósitos informativo e cultural para registrar nossa cultura, denunciar as desigualdades que nos impunham nossos próprios irmãos. Criamos, então, um veículo para nos ajudar a vencer as amarras do desenvolvimento, um “pombo correio” para alardear nossas reivindicações, nossos apelos mais iminentes.

Passaram-se 21 anos de uma luta incessante, de uma vontade inquebrantável de fazer valer nosso apelo. Buscamos, com a ajuda de leais e idealistas companheiros jornalistas, como Fernando Antônio Oliveira, Paulo Amancio, Jeremias Macário, Luciano Dória e, fundamentalmente, Cecília Maria Kirdeika Martins e os colaboradores Jorge Oliveira e Marlene Chaves, além de alguns empresários amigos, conseguimos cumprir nosso intento de profissional da comunicação.

capa (121)Nossa labuta, felizmente, tem tido o reconhecimento de diferentes segmentos da sociedade baiana e até de outros estados da federação. Ousamos em determinadas reportagens, com imparcialidade jornalística, denunciar crimes contra a natureza e os arbítrios sociais evidenciados no nosso raio de ação, ou louvar os bem-feitores da sociedade. Nossa luta contra o desmatamento das florestas nativas do Vale do Médio São Francisco, dentre muitas outras, trouxe-nos o reconhecimento da grande mídia, valendo-nos honrosas premiações no contesto jornalístico baiano e nacional.

Hoje, redigindo a edição nº 122, estamos lançando um novo desafio – a INTEGAÇÃOBAHIA ONLINE. Uma versão mais dinâmica da nossa Revista, ao alcance do mundo, via Website. Nosso Portal de notícias deverá seguir os mesmos propósitos da Edição Impressa, porém em tempo quase real. Propomos também oferecer aos nossos leitores e aos que ainda não conhecem a nossa Revista um Acervo Digital com todas as edições impressas já publicadas, para que possam dinamizar suas pesquisas e leitura.

A partir deste mês de maio, portanto, convidamos você a acessar e compartilhar com os amigos o nosso Website www.integracaobahia.com.br, expondo-nos o seu ponto de vista e suas críticas, para que possamos oferecer uma edição eletrônica leal e dinâmica.

João Martins
Diretor/Editor

Os comentários estão fechados.

Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime. Os comentários devem ser sobre o tema da matéria e sobre os comentários que surgirem. As mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas. Os que transgredirem essas normas poderão ter interrompido seu acesso a este veículo.

Scroll To Top