Mocambo dos escravos e dos coronéis
O que se conta e se sabe é que em meados de 1800 chegara ao lugar chamado Mocambo o padre Antônio Moreira, para ali arrebanhar o Cristianizar os muitos escravos debandados das fazendas daquela região da Serra das Almas, no médio São Francisco.
De terras, altamente cultiváveis e propícias ao cultivo de milho, feijão de arranca, algodão, cana de açúcar, mamona, dentre outras, nos limites de Mocambo, então distrito de Palmas de Monte Alto, depois de Guanambi (atual Candiba) era dividido em grandes e lucrativas Fazendas, de influentes coronéis agropecuaristas, a exemplo da Fazenda Santa Rosa (que pertenceu ao tenente coronel José Antônio da Silva Castro – avô do poeta Castro Alves); Fazenda Canabraval, de Joaquim Moreira dos Santos; Fazenda Casa Grande da Lagoa do Morro, do Major Ferreira, Fazenda Cobra, também de Silva Castro; Fazenda Moreira, da família Prado, e outras, igualmente imponentes.
Emancipada de Guanambi, em 27/07/1962, Candiba é um oásis que se destaca na região por sua economia equilibrada e pela harmonia social; um lugar construído por grandes e conceituadas famílias, a exemplo dos Silva Martins, Araújo, Rodrigues e Marques, Cardoso, Carvalho, Rocha, Teixeira, Lima e Barros, Prado e Reis, Venâncio, Viana, Cezário, Ferreira… apenas para citar algumas.
Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime. Os comentários devem ser sobre o tema da matéria e sobre os comentários que surgirem. As mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas. Os que transgredirem essas normas poderão ter interrompido seu acesso a este veículo.