Organizada nacionalmente pela Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior Particular (ABMES), de 15 a 20 de setembro, a campanha envolve diversas instituições de ensino superior em todo Brasil oferecendo atividades gratuitas de suporte social à população. Este ano, os serviços abrangeram várias áreas, como educação, saúde, cultura e meio ambiente, e a FG – Faculdade Guanambi – teve participação de destaque.
No Campus da FG foram realizadas palestras abordando temas como alimentação saudável, uso racional de medicamentos, noções básicas sobre primeiros socorros e sustentabilidade na construção civil. As palestras aconteceram no Centro Poliesportivo do campus, organizadas por professores e alunos dos diversos cursos da instituição. Moradores do bairro São Sebastião e alunos da Escola Municipal Adelice Magda participaram das palestras.
Ainda como parte das atividades da Semana de Responsabilidade Social, a FG promoveu o Teatro Escola Postural, organizado pelo curso de Fisioterapia, que ofereceu treinamento para prevenção de problemas decorrentes de má postura corporal. A comunidade que compareceu ao campus FG também pode fazer a dosagem glicêmica capilar e teve acesso a orientações jurídicas por meio do Balcão de Justiça e Cidadania.
“Para o estudante que participa, é muito gratificante, pois ele tem a oportunidade de colocar em prática, junto à comunidade, aquilo que aprendeu em sala de aula”, afirma o vice-diretor acadêmico da FG, professor Mauro Ribeiro.
Um destaque na programação foi a oficina de belaza. O SENAC, sob a coordenação de Madalena Teixeira Cotrim, em parceria com Prefeitura Municipal de Guanambi, realizou cortes de cabelo e escova com o apoio do Salão Escola, coordenado por Ariadgne Correia.
Moradora do bairro São Sebastião, Dalva Santos compareceu à FG, com a filha e o sobrinho. Todos foram atendidos e saíram satisfeitos com o resultado. “Para mim foi muito importante esta iniciativa da FG em oferecer estes serviços para a população. Foi a primeira vez que entrei aqui e estou muito feliz por fazer parte desta programação”, afirmou.
No BrasilNo Brasil – Segundo a ABMES, neste ano a estimativa é que foram feitos mais de 1 milhão de atendimentos em instituições particulares superiores em todo Brasil. A campanha foi criada após a sanção da Lei 10.861/2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime. Os comentários devem ser sobre o tema da matéria e sobre os comentários que surgirem. As mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas. Os que transgredirem essas normas poderão ter interrompido seu acesso a este veículo.