As Indústrias Nucleares do Brasil (INB) iniciam as atividades de construção das estradas de acesso e canteiro de obra visando a abertura da nova Mina do Engenho, após obter do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) a Licença de Instalação para implantação da lavra a céu aberto dessa Mina.
Conforme afirmou o gerente da Unidade de Concentrado de Urânio da INB em Caetité, Hilton Mantovani Lima, os trabalhos estão sendo iniciados por meio da empreiteira FX, que está fazendo a remoção da vegetação e a abertura dos acessos da futura Mina Engenho. “Satisfação muito grande estar iniciando o trabalho de abertura dessa nova mina”, afirmou Hilton. “Nós também estamos fazendo uma nova concorrência pública para a segunda fase que é a remoção do top soil (camada superficial do solo) com a remoção da vegetação no local da mina”, antecipou.
Juntamente com a abertura dos acessos, a INB também está executando no local que abrigará a futura Mina do Engenho, outras atividades para a implantação do empreendimento, como a construção dos sistemas de drenagem, a execução do programa de monitoração ambiental pré-operacional, assim como os programas de gerenciamento de resíduos e de monitoração de ruído e poeira, entre outras condicionantes. Todas as ações são planejadas e executas seguindo a premissa do cuidado com o meio ambiente e respeito à comunidade local.
Para realização dessas atividades, a equipe da INB está recebendo reforços. “A INB vai gerar empregos indiretos através das empresas que vencerem as licitações públicas para a execução dessas tarefas. A empresa que já está abrindo os acessos, por exemplo, a FX, está contratando mão-de-obra do entorno da INB, o que beneficia moradores da região”, conta Hilton. “Eles só vão contratar em regiões mais distantes, se não conseguirem suprir a demanda profissional com o pessoal da região”, complementou Hilton. Além disso, a INB já divulgou que no próximo ano deve ser realizado novo concurso público. “Estamos preparando um novo edital para concurso. Nesse momento, cada área da INB está fazendo um levantamento de suas necessidades operacionais. Terminando esse levantamento, nós vamos buscar a autorização do Governo Federal para realização do concurso”, explicou Hilton.
Desde o ano 2000, quando a INB iniciou as operações em Caetité, somente a Mina Cachoeira foi explorada, mas sua capacidade de extração a céu aberto se exauriu. “Recentemente nós processamos todo o minério que era possível. Então nós estamos fazendo a limpeza da usina e processando os últimos 4.500 m3 de licor de urânio, o que nos permitirá produzir uma pequena quantidade de concentrado de urânio até o fim deste ano”, detalhou Hilton.
A jazida do Engenho também será minerada a céu aberto, através de três cavas. Esta nova jazida tem capacidade para produzir 4.730 toneladas de concentrado de urânio durante 14 anos, mantendo uma média de produção anual de 340 toneladas.
A operacionalização da Mina Engenho é fundamental para que a INB alcance o objetivo previsto de produção anual de 800 t de concentrado de urânio, que serão utilizadas para produção de energia elétrica na Usina Angra 3. Para realização de tal objetivo também é necessário que a Mina Subterrânea da Cachoeira entre em operação. A empresa já obteve licenciamento do Ibama e aguarda o posicionamento da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen). “Não basta só isso, nós estamos finalizando agora o projeto básico de duplicação da usina, ou seja, o projeto para ampliação da capacidade beneficiamento do minério em Caetité, que também deve ser licenciado. Então, juntando a produção da Mina Engenho e da Mina Subterrânea da Cachoeira à nova capacidade de beneficiamento usina, nós passaremos de 400 t por ano para 800 t”, afirmou ◘◘
Na região de Caetité se encontra a chamada Província Uranífera de Lagoa Real, onde estão identificados 38 depósitos do mineral urânio com alto grau de pureza; 17 desses depósitos já foram pesquisados, passando a ser chamados de “jazidas”. Quando se inicia a exploração da jazida ela é chamada de “mina”.
Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime. Os comentários devem ser sobre o tema da matéria e sobre os comentários que surgirem. As mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas. Os que transgredirem essas normas poderão ter interrompido seu acesso a este veículo.