Rui autorizou a recuperação das BAs 612 e 912 (Fotos: Mateus Pereira/GOVBA)
O governador Rui Costa assinou no último sábado (14/10), em Candiba, ordens de serviço para a recuperação asfáltica da BA 612, Candiba a Pilão (percurso de 12 quilômetros), e para os 13 km da BA-912, estrada que liga Guanambi ao distrito de Ceraíma até o Instituto Federal de Educação (IFBaiano).
Ao visitar a Feira de Agricultura Familiar, que hora se realizava em Candiba, o governador – acompanhados dos prefeitos Jarbas Martins (Candiba) e Jairo Magalhães (Guanambi) – entregou também 42 barracas para a feira livre, 50 mil mudas de palma forrageira para famílias agrícolas do semiárido, 1.370 certificados de Cadastro Ambiental Rural (CAR) e assinou convênio para assistência técnica e aquisição de veículos, por meio do programa Mais Ater, e, por último, autorizou a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada ä Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) a celebrar convênio para mecanização rural, objetivando a limpeza de aguadas e preparo do solo para plantio.
Na oportunidade, o governador deu ênfase à recuperação das estradas – 12 quilômetros de estrada em Candiba e outros 13 em Guanambi. Então, é preciso tomar cuidado.
Toda a comunidade dos dois municípios será beneficiada, a exemplo do empresário Evaldo Viana, dono de um laticínio à margem da BA 612, já próximo a Candiba. “Eu estou ampliando o laticínio, onde produzo queijo, requeijão, iogurte, e a recuperação da estrada é importante para o escoamento de toda a minha produção para os municípios da região”, disse.
Entrega de certificados CAR
Entrega de 1.370 certificados do Cadastro Ambiental Rural (CAR)
“A gente não tinha documento nenhum. Receber o certificado da mão do governador é uma felicidade muito grande. Agora, eu posso ir no banco e fazer um financiamento para investir na minha propriedade”. Disse o agricultor Familiar Osvaldino Pereira tem 64 anos e mora há 45 na propriedade rural que agora está certificada.
Na Feira o governador conheceu os programas de fomento da Agricultura Familiar
Ao ordenar a distribuição de mudas de palma, Rui lembrou que por muito tempo se usou a expressão “combater a seca”. “Não se combate o clima – disse ele – a gente aprende a conviver e a produzir nas regiões, e a palma é um produto importante para alimentar os animais em período de seca. Por isso, nós adquirimos 19 milhões de mudas de palma e entregamos aqui, hoje 50 mil mudas, para os agricultores fazerem a reserva alimentar”.
PRESENÇAS
refeitos e autoridades diversas de toda a região compareceram ao evento, destacando-se os prefeitos Jarbas Henrique Martins Oliveira (de Candiba) e Jairo Magalhães (Guanambi) os beneficiados com obras; os deputados Ivana Bastos, José Rocha e Vitor Bonfim. Acompanhando o governador, os secretários Vitor Bonfim (Agricultura), Jerônimo Rodrigues (Desenvolvimento Rural) e Marcus Cavalcanti (Infraestrutura).
Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime. Os comentários devem ser sobre o tema da matéria e sobre os comentários que surgirem. As mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas. Os que transgredirem essas normas poderão ter interrompido seu acesso a este veículo.