REVISTA DIGITAL

Guanambi . Bahia .
Você está aqui: Capa » Plantão de Notícias » Arquivo de Notícias » Número de ingressantes no Ensino a Distância é maior do que no presencial na rede privada

Número de ingressantes no Ensino a Distância é maior do que no presencial na rede privada

Dados do Censo da Educação Superior mostram que mais da metade dos novos alunos optaram pelo EaD em 2019. Foto: Pexels / reprodução.

Dados do Censo da Educação Superior mostram que mais da metade dos novos alunos optaram pelo EaD em 2019. Foto: Pexels / reprodução.

O Censo da Educação Superior 2019, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pelo Ministério da Educação (MEC), revela que 2019 foi o primeiro ano em que o número de ingressantes em cursos de Ensino a Distância (EaD) ultrapassou a quantidade de estudantes que iniciaram a graduação presencial na rede privada. Além disso, constatou-se que 63,2% (10.395.600) das vagas ofertadas no ano passado foram na modalidade EaD.

Atualmente 88,4% das 2.608 instituições de educação superior no Brasil são privadas e 50,7% (1.559.725) dos alunos que ingressaram nessas instituições em 2019 optaram por cursos de EaD. “Observamos o crescimento do ensino a distância já há algum tempo e neste ano o total de alunos que optaram pela modalidade aumentou muito. É um ano histórico, que concretiza uma mudança de comportamento”, comenta o reitor do Centro Universitário Internacional Uninter, Benhur Gaio.

Segundo o Censo, em 2019 a rede privada ofertou 94,9% do total de vagas para graduação, enquanto a rede pública disponibilizou 5,1% das oportunidades. Os dados mostram também que a cada quatro estudantes de graduação, três frequentam estabelecimentos de ensino privados – 75,8%, totalizando 6,3 milhões de alunos estudando em instituições particulares.

O levantamento apontou também que entre 2009 e 2019 o número de matrículas da educação a distância aumentou 378,9%. Gaio explica que esse aumento pode indicar mais acesso ao ensino superior. “A modalidade EaD é flexível, acessível, mais barata, cabe no orçamento familiar. Além de estimular o desenvolvimento científico do país, o ensino superior pode mudar perspectivas de vida, abrindo novos caminhos no mercado de trabalho”.

Referência em EaD

O Grupo Uninter é um exemplo do potencial do EaD. Ao longo dos seus 20 anos de história, a instituição, que conta hoje com mais de 700 polos, já formou mais de 505 mil alunos e é considerada uma das melhores do país, oferecendo mais de 400 cursos entre graduação, pós-graduação e extensão.

Por: Ana Scorsin | Pg1 

Comente esta matéria

O seu endereço de email não será publicado. Campos requeridos estão marcados *

*

Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime. Os comentários devem ser sobre o tema da matéria e sobre os comentários que surgirem. As mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas. Os que transgredirem essas normas poderão ter interrompido seu acesso a este veículo.

Scroll To Top