O Pronto Atendimento (PA Covid-19) de Guanambi, unidade de referência do tratamento da Covid-19 municipal, bateu um novo recorde de atendimentos nos últimos quatro dias. Ao todo, foram realizados 296 atendimentos, com média de 74 pacientes diários, e unidade cegando ao seu limita máximo.
Com uma população residente de aproximadamente 86 mil habitantes e outros tantos de população flutuante, Guanambi é cidade polo regional de comércio e serviços da região baiana do médio São Francisco, limitando com o Norte de Minas Gerais. Por sua influência socioeconômica, outros 22 municípios circunvizinhos buscam atendimento em sua sede, por esta oferecer estrutura administrativa das esferas estadual e federal de governos.
Ocupação de leitos no limite
Na atualização do Boletim desta sexta-feira (5), os dados de ocupação de leitos das unidades de saúde nunca estiveram tão altos. Os leitos de UTI de Vitória da Conquista, unidade de referência da região Sudoente, atingiu 100% de ocupação, como também o Hospital Municipal de Guanambi, com leitos de semi-intensiva, teve sua capacidade máxima atingida. Já em Salvador, os leitos de UTI atingiram 85% de suas capacidades de atendimentos.
Veja os dados de Guanambi de 05/03.
Prefeitura e Estado articulam abertura de novos leitos
Como parte das ações estratégicas para conter o avanço da contaminação pelo coronavírus, o prefeito Nilo Coelho manteve entendimento com o secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, buscando articulação para abertura de novos leitos, exclusivos para o tratamento da Covid-19, para Guanambi e região. Segundo o prefeito, serão disponibilizados mais 10 leitos de UTI e 10 leitos clínicos no Hospital Geral de Guanambi (HGG).
Nilo anunciou também que teve o compromisso do secretário Vilas Boas de destravar a abertura da Unacom – unidade de atendimento em oncologia localizada em Caetité – para a implantação de mais leitos clínicos de UTI. Outra boa nova é que, segundo o prefeito, está vindo de Recife para Caetité o equipamento industrial para produzir oxigênio para o hospital e, assim, garantir abertura dos 10 leitos de UTI e 30 leitos clínicos.
Apoio das Universidades
Importante apoio para enfrentar o lastramento do coronavírus em Guanambi tem vindo espontaneamente dos centros universitário do Instituto Ânima/UniFG e FIPGuanambi, em parceria com a prefeitura, para abertura de mais um Hospital de Campanha, utilizando-se da estrutura da Clínica Universitária da UniFG, por esta disponibilizada.
“Estamos fazendo todos os esforços para não faltar leitos e que nenhum guananbiense fique sem atendimento”, afirma o prefeito Nilo Coelho em pronunciamento à imprensa.

Secretários do município se reuniram para criar um Comitê Econômico para avaliar prejuízos do comércio local. Foto: Ascom PMG
Consórcio Público para de aquisição de vacinas
Através da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), a Prefeitura de Guanambi integrou nesta semana, o Consórcio Público para a aquisição de vacinas contra a Covid-19. Além da capital Salvador, e municípios do interior do estado, 649 prefeituras, distribuídas pelos 26 estados brasileiros, integram a lista. A quantidade de municípios supera o número de associados da FNP, que engloba apenas as 412 cidades com mais de 80 mil habitantes no Brasil.
Até o momento, 132.916 baianos já completaram sua imunização, recebendo as duas doses da vacina contra a Covid-19. O número representa menos de 1% da população do estado. Para o prefeito Nilo Coelho, “toda iniciativa de forma coletiva para enfrentamento da pandemia, formada entre entidades municipalistas ou Governo do Estado, contará com a participação da Prefeitura de Guanambi”.
Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime. Os comentários devem ser sobre o tema da matéria e sobre os comentários que surgirem. As mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas. Os que transgredirem essas normas poderão ter interrompido seu acesso a este veículo.