REVISTA DIGITAL

Guanambi . Bahia .
Você está aqui: Capa » Plantão de Notícias » Arquivo de Notícias » Ligações criminosas: 52% das ligações ao SAMU de Guanambi são trotes e órgão alerta à gravidade

Ligações criminosas: 52% das ligações ao SAMU de Guanambi são trotes e órgão alerta à gravidade

2C891FD8-D136-4B4B-93FB-2A87646DE08C

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Guanambi, responsável pelo atendimento na Região do Sertão Produtivo, registrou entre janeiro e abril deste ano mais de 12 mil ligações falsas para o atendimento emergencial.

De acordo com Sandro Fernandes, coordenador do SAMU, a Central de Regulação de Guanambi, órgão que atende a outras 18 cidades e cerca de 420 mil habitantes, do total de 24.536 ligações recebidas da região nos últimos quatro meses, 12.737 foram trotes (equivalente a 51,91% do total).

“Além de Guanambi, nossa central atende ligações de Malhada, Carinhanha, Iuiú, Sebastião Laranjeiras, Palmas de Monte Alto, Candiba, Pindaí, Urandi, Caetité, Ibiassucê, Caculé, Jacaraci, Rio do Antônio, Lagoa Real, Igaporã, Tanque Novo, Riacho de Santana e Matina”, destacou o coordenador.

Secretária alerta à gravidade

A secretária de Saúde de Guanambi, Dra. Roberta Mota, alerta à gravidade da situação, que tanto tem prejudicado o trabalho dos profissionais do SAMU. “Essas pessoas ocupam a linha de frente e poderiam estar atendendo alguém que precisa de atendimento de fato, além de uma possível saída de ambulância, que também poderia socorrer uma vida em risco”, disse.

O coordenador do SAMU, que vive o drama cotidianamente, apela encarecidamente para a população tenha maior responsabilidade e conscientização. “Pessoas que necessitam do atendimento muitas vezes não conseguem ligar devido a linha estar ocupada”, denuncia Fernandes

Trote é crime e pode dar cadeia

O trote aos serviços de emergência é um crime previsto no Código Penal. Quando identificado, o autor é enquadrado no artigo nº 340 do Código Penal: falsa comunicação de crime ou de contravenção, cuja pena é detenção de um a seis meses ou multa.

Fonte: Ascom PMG

Comente esta matéria

O seu endereço de email não será publicado. Campos requeridos estão marcados *

*

Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime. Os comentários devem ser sobre o tema da matéria e sobre os comentários que surgirem. As mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas. Os que transgredirem essas normas poderão ter interrompido seu acesso a este veículo.

Scroll To Top