
O projeto atuará nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, em municípios que possuem um percentual significativo de pastagens degradadas, elevadas taxas de desmatamento e aptidão para introdução de sistemas integrados de produção. Foto: divulgação.
Por meio de um termo de parceria entre Embrapa e Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS), teve início em abril de 2021, com duração de 24 meses, o projeto PRS II – Cerrado (pesquisas direcionadas à Embrapa). O projeto envolve mais de 140 empregados e 17 centros de pesquisa da Embrapa, com orçamento de R$ 8.918.921,65, sob liderança do pesquisador Ademir Fontana, da Embrapa Solos (Rio de Janeiro – RJ).
“O Projeto tem como principais objetivos mitigar as emissões de gases de efeito estufa (GEE) e aumentar a renda de pequenos e médios produtores no bioma Cerrado, por meio da promoção da adoção de tecnologias de baixa emissão de carbono”, conta Ademir.
As atividades focam na implementação de sistemas integrados de Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e na Recuperação de Pastagens Degradadas, visando contribuir com o desenvolvimento rural sustentável no Cerrado, aumentando a eficiência do uso da terra, a produtividade e o incremento na geração de renda entre os produtores, mitigando as emissões de GEE e reduzindo a pressão em desmatar a floresta nativa para a produção agrícola.
O projeto atuará nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, em municípios que possuem um percentual significativo de pastagens degradadas, elevadas taxas de desmatamento e aptidão para introdução de sistemas integrados de produção.
Serão contempladas diversas linhas de pesquisa que envolvem arranjos e manejo de sistemas integrados em tecnologias de emissão de baixo carbono; Emissões de CO2 evitados, pela recuperação de terras degradadas e pelo desmatamento também evitado; Índices econômicos e avaliação da sustentabilidade; Estimativa do desmatamento evitado e serviços ecossistêmicos e Impactos e soluções de IoT.
Histórico
O IABS foi selecionado no processo seletivo do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) para realizar serviços no âmbito do projeto de cooperação técnica internacional “Projeto Rural Sustentável – BR-X1028”, financiado pelo Fundo Internacional para o Clima (International Climate Fund – ICF) do Ministério da Agricultura, da Alimentação, da Pesca e dos Assuntos Rurais do Governo Britânico (DEFRA), tendo como beneficiário o Ministério da Agricultura, por meio da Secretaria de Mobilidade Social, do Produtor Rural e do Cooperativismo e como gestor financeiro o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
A iniciativa de cooperação técnica entre MAPA, BID e DEFRA foi renovada, no ano de 2019, com a assinatura de novo projeto de cooperação técnica internacional denominado “Projeto Agricultura de Baixo Carbono e Desmatamento Evitado para Reduzir a Pobreza no Brasil Fase II – BRT1409”.
O IABS firmou convênio com o BID, tendo sido selecionado para a execução de serviços técnicos descritos no “Projeto Agricultura de Baixo Carbono e Desmatamento Evitado para Reduzir a Pobreza no Brasil Fase II – Desenvolvimento Rural Sustentável no Cerrado – ATN/LC-1708-BR, ou Projeto Rural Sustentável Fase II – Cerrado (PRS II – Cerrado)”, a ser executado no âmbito do Projeto BR-T1409.
O IABS e a Associação Rede ILPF, da qual a Embrapa é associada, firmaram Termo de Cooperação, em 20 de abril de 2020, para o desenvolvimento de ações conjuntas de coordenação e execução de atividades do Projeto BR-T1409 – ATN/LC-1708-BR, sendo que a Rede ILPF passou a atuar como Coordenadora Científica do projeto.
Por: Carlos Dias (20.395 MTb RJ)
Embrapa Solos
Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime. Os comentários devem ser sobre o tema da matéria e sobre os comentários que surgirem. As mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas. Os que transgredirem essas normas poderão ter interrompido seu acesso a este veículo.