
Leonardo Santos inovou e se ergueu em meio a pandemia vendendo sua produção de casa em casa. Foto: divulgação.
Para vencer a crise financeira acentuada com fechamento do Estaleiro São Roque, consequência da pandemia, o baiano Leonardo Santos decidiu se dedicar à agricultura sustentável em sua Fazenda Esperança, localizada em Ribeira do Amparo/BA, onde cultivava frutas como limão, mamão, maracujá, uva e outros cultivos temporários.
Já há 3 anos produzindo e comercializando sua produção de forma regular aos negociantes da sua região, sobreveio a crise sanitária e econômica decorrente da pandemia, o que provocou o fechamento das feiras livres, por tempo indeterminado, impossibilitando escoamento da sua produção.
Também criador de abelhas e com grande produção de mel estocada, Leonado decidiu vender os produto em Salvador. “Coloquei em meu carro 200 garrafas de mel e comecei a oferecer aos amigos e contatos da minha lista de whatsapp, entregando em cada casa, juntamente com a minha esposa. A venda foi um grande sucesso, e os novos clientes demonstraram muito interesse pelos produtos da Fazenda Esperança”, contou o agricultor. E continuou: “Foi então que decidi utilizar o capital obtido com a venda do mel para adquirir as mercadorias dos meus vizinhos – queijos, manteiga, castanhas, rapadura, própolis – para oferecer aos meus clientes na semana subsequente, e me tornei um elo entre pequenos produtores e consumidores, fomentando a agricultura familiar, o consumo de produtos artesanais, puros e sem conservantes, com entrega em domicílio em todos os bairros de Salvador e Lauro de Freitas”.
Leonardo conta que nem a pandemia fez derrubar o seu projeto, e “em apenas três semanas o negócio ganhou uma proporção surpreendente, a ponto de não mais conseguir acondicionar e entregar as mercadorias em meu carro. Foi quando iniciei a negociação com entregadores autônomos, aluguei um pequeno ponto improvisado para estoque de mercadorias e criação de um site para vendas, destinando parte dos valores arrecadados para a aquisição de cestas básicas para doação as famílias carentes da região da Fazenda, para amenizar o enfrentamento da pobreza extrema”.
Apoio de blogueiros, artistas e jornalistas
Segundo Leonardo, um outro fator marcante para a proliferação das vendas foi o apoio de diversas blogueiras, artistas famosos e jornalistas, que se engajaram com muito afinco, em razão do cunho social do projeto, e também por conta da qualidade dos produtos comercializados, além do apoio à agricultura familiar e aos pequenos produtores envolvidos.
Em três meses, a empresa do baiano Ribeira do Amparo conquistou 20 mil seguidores no instagram, ampliou o seu portifólio de 1 produto para 400 produtos e migrou para uma sede com mais de 800m²; tudo com o intuito de expandir as atividades, proporcionar um serviço de mais qualidade, com entrega em domicílio, em tempos de pandemia.
“Atualmente, temos mais de 50 mil seguidores nas redes sociais, uma carteira de mais de 16 mil clientes no whatsapp e mais de mil produtos em nosso catálogo. Estamos prestes a inaugurar a nossa primeira loja física, uma loja conceito na Pituba, que pretende trazer um pouquinho da Fazenda para a cidade, oferecendo aos clientes a qualidade dos produtos puros e sem conservantes, que são a marca registrada da empresa, aliada ao contato com plantas, que também serão comercializadas para cultivo doméstico”. Completa o empresário.
Fonte: Maddeira Comunicação
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