REVISTA DIGITAL

Guanambi . Bahia .
Você está aqui: Capa » Agronegócios » Ferramenta de quebra do coco babaçu é premiada pela Fundação BB de Tecnologia 2021

Ferramenta de quebra do coco babaçu é premiada pela Fundação BB de Tecnologia 2021

A ferramenta foi selecionada considerando-se a efetividade, inovação, sistematização da tecnologia e a interação com a comunidade. Divulgação.

A ferramenta foi selecionada considerando-se a efetividade, inovação, sistematização da tecnologia e a interação com a comunidade. Divulgação.

A ferramenta de uso individual para quebra do coco babaçu, desenvolvida pelo pesquisador José Mário Frazão em parceria com o engenheiro Ivanildo Madeira Albuquerque e participação de quebradeiras de coco, foi premiada este mês pela Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2021. O invento foi selecionado considerando-se a efetividade, inovação, sistematização da tecnologia e a interação com a comunidade. Assista vídeo sobre o equipamento.

“As quebradeiras de coco compartilharam o desejo por um equipamento de uso individual, mecanizado, acionado manualmente e acessível economicamente e que ainda não descaracterizasse a essência do extrativismo do coco babaçu. Toda habilidade do processo artesanal que a mulher quebradeira de coco usa para seu trabalho foi aproveitada na ferramenta de quebra do coco. Com os testes de laboratório e as experiências das quebradeiras de coco, chegamos a uma segunda versão. As duas foram demonstradas para os técnicos da SAF e ainda para quebradeiras convidadas que ainda não conheciam a ferramenta”, resumiu o pesquisador José Mário Frazão.

Desenvolvida em interação com a comunidade, a ferramenta ergométrica propicia que a extração da amêndoa seja feita com a pessoa sentada em uma cadeira, sem uso de facão e com uma força menor que a empregada anteriormente para quebrar o coco”, explicou Frazão.

“Construímos o protótipo movido pelo idealismo de incluir socialmente esse grupo social e resgatar a cultura das mulheres quebradeiras, adaptando a máquina à realidade delas. Acredito que o produto tenha potencial de deixar um legado bastante positivo para o extrativismo do coco babaçu”, disse o engenheiro Ivanildo Madeira.

Para Roselma Licar, presidente do Clube de Mães Lar Maria, da Comunidade Quilombola Pedrinhas; Clube de Mães, de Anajatuba-MA, a experiência com a ferramenta está comprovando que a tecnologia social garante mais salubridade à atividade de quebra do coco e aproveitamento integral do coco, o que significa mais renda e qualidade de vida às comunidades extrativistas de coco babaçu do Maranhão. Rosa Gaspar, quebradeira da comunidade quilombola Boa Vista, município de Rosário, testou a tecnologia e ficou bastante entusiasmada. “Isso que precisamos, de pessoas pensantes e criativas para criar alternativas para o nosso trabalho. Percebi que a operação da ferramenta não necessita de força excessiva, já que possui o mecanismo multiplicador da força humana. Também senti a segurança e o conforto que o equipamento proporciona. Eu aprovei a máquina. Nós testamos, nós queremos”, emendou campanha.

Para Joaquim Costa, chefe de pesquisa e desenvolvimento da Embrapa Cocais, a premiação é um reconhecimento à equipe da Embrapa Cocais e parceiros, pelo excelente trabalho realizado, coordenado pelo pesquisador José Mário Frazão, cuja história profissional é ligada ao desenvolvimento de tecnologias e inovação para a melhoria de vida das comunidades de quebradeiras de coco babaçu.

Os recursos para a o desenvolvimento da tecnologia inovadora vieram da Fundação de Amparo e Desenvolvimento Científico do Maranhão – FAPEMA e do Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF), por meio do Projeto Bem Diverso, fruto da parceria entre Embrapa e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Fonte: Embrapa Cocais

Cartao ROBERIO cópia

Comente esta matéria

O seu endereço de email não será publicado. Campos requeridos estão marcados *

*

Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime. Os comentários devem ser sobre o tema da matéria e sobre os comentários que surgirem. As mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas. Os que transgredirem essas normas poderão ter interrompido seu acesso a este veículo.

Scroll To Top