REVISTA DIGITAL

Guanambi . Bahia .
Você está aqui: Capa » Agronegócios » Escolas de Ribeirão Preto ganham hortas com sistema de irrigação por gotejamento

Escolas de Ribeirão Preto ganham hortas com sistema de irrigação por gotejamento

Ação da empresa Netafim visa compartilhar com a comunidade o conceito de irrigação sustentável. Divulgação.

Ação da empresa Netafim visa compartilhar com a comunidade o conceito de irrigação sustentável. Divulgação.

Considerando que a quantidade de água no planeta é fixa e sua qualidade pode variar de acordo com as condições de utilização; considerando ainda que 97% de toda água do mundo é salgada, a humanidade precisa ficar alerta para o risco de faltar o santo líquido, principalmente para uso em irrigação, o que pode comprometer a vida dos seres humanos, animais e plantações.

Outro ponto muito importante, e que também sempre é discutido nas escolas, é que a distribuição desta água acontece de maneira desproporcional entre cidades, estados e países. Além disso, mudanças climáticas, habitação irregular em áreas de mananciais, aumento de aglomerados urbanos e o uso inconsciente deste recurso, fazem com que aconteçam desafiadoras crises hídricas.

Os agentes da educação buscam discutir com crianças e adolescentes que conscientização, aliada a novas tecnologias para otimização do uso desse bem tão precioso, são o caminho para que as futuras gerações não sofram graves consequências.

Por esse motivo, em 2019, a Netafim, empresa líder e pioneira em irrigação por gotejamento, em parceria com a Prefeitura de Ribeirão Preto, desenvolveu o projeto ‘Horta na Escola’, que tem como objetivo apoiar instituições de ensino da rede pública na reforma ou construção de hortas comunitárias e compartilhar o conceito de irrigação sustentável com a comunidade

Este ano 220 estudantes da CEEEF Egydio Pedreschi, todos eles sendo pessoas com deficiência do Centro de Educação Especial e Ensino Fundamental; 415 alunos do Ensino Médio da E.E. Prof. Dr. Oscar de M. Lacerda e 840 alunos do Ensino Fundamental I e II da EMEF Antônio Palocci conheceram de perto o funcionamento de um sistema de irrigação por gotejamento.

“A ação é toda feita com voluntários da nossa empresa que querem se aproximar da comunidade. Além de responsabilidade social, eles compartilham conhecimento sobre os sistemas de irrigação por gotejamento e questões relacionadas à alimentação e desenvolvimento com as crianças”, explica Mariana Cunali, gerente de recursos humanos da Netafim.

irrigação por gotejamento em RP - 4Na ação, a Netafim faz a doação de produtos de irrigação para a construção das hortas, capacita as pessoas que ficarão responsáveis pela manutenção e realiza a identificação dos produtos necessários para a instalação da irrigação por gotejamento.

“Como se trata de um sistema completo, para a instalação, são necessárias fontes de água e energia elétrica. Nossos voluntários oferecem todo suporte presencial na construção das hortas, desde a preparação da terra, plantio e instalação do sistema de irrigação. Tudo isso com envolvimento das crianças”, conta Mariana.

O professor de filosofia Nelson Affonso Ennes, da escola Prof. Dr. Oscar de Moura Lacerda, é o responsável pelo projeto Jardim Filosófico, que recebeu o auxílio dos voluntários da Netafim. Ele conta que em sua percepção como educador a implantação do sistema de gotejamento contribuiu para que os alunos observassem que a otimização de recursos e tecnologias na agricultura geram economia de água. “Isso para eles foi muito interessante, porque água é um grande patrimônio que está cada vez mais raro e difícil e, tomara que não, mas pode ser até motivo de guerras no futuro. Hoje eles entendem que esse tipo de iniciativa é fundamental para o desenvolvimento do planeta e para a sustentabilidade”, conta o professor.

irrigação por gotejamento em RP - 3A aluna Marcela Goulart, do segundo ano da escola Prof. Dr. Oscar de Moura Lacerda, se impressionou com o resultado obtido em relação à economia. “Sobre as mangueiras eu achei que elas foram muito importantes e muito boas, porque além de serem mais práticas elas são bem mais econômicas”, disse Marcela.

 Clique aqui e veja vídeo da aluna Marcela

Outra ação de iniciativa da Netafim, foi a construção de uma parede verde (green wall) na sede da empresa em Ribeirão Preto. Também conhecida como jardim vertical, o conceito da parede verde está relacionado à utilização da natureza como principal elemento decorativo. Além de melhorar o equilíbrio da temperatura, essa técnica permite reduzir os ruídos externos e a combater a poluição. A empresa tem planos para continuar as parcerias com a prefeitura e instalar novas hortas.

Sobre a Netafim – Fundada em Israel há mais de 50 anos, a Netafim é pioneira e líder mundial em soluções para irrigação, com atuação em mais de 110 países.

 

Informações a Imprensa:

Alfapress Comunicações

Mariana Cremasco

Comente esta matéria

O seu endereço de email não será publicado. Campos requeridos estão marcados *

*

Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime. Os comentários devem ser sobre o tema da matéria e sobre os comentários que surgirem. As mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas. Os que transgredirem essas normas poderão ter interrompido seu acesso a este veículo.

Scroll To Top