
O polo de fertilizantes é de relevância estratégica na movimentação de cargas no chamado Arco Norte do país, considerado a nova fronteira agrícola nacional. Divulgação.
A VLI – companhia de soluções logísticas que integra ferrovias, portos e terminais – anuncia para este mês os primeiros testes operacionais do polo de fertilizantes no Terminal Integrador de Palmeirante (TIPA), no Tocantins. A implantação da estrutura, que começou no segundo semestre de 2021 e tem como parceira a Companhia Operadora Portuária do Itaqui (Copi), é responsável pela construção e operações no terminal. O polo de fertilizantes é de relevância estratégica na movimentação de cargas no chamado Arco Norte do país, considerado a nova fronteira agrícola nacional.
A estrutura, que já se encontra em estágio avançado com cerca de 70% das obras concluídas, conta com uma pera ferroviária, vias férreas, moega de descarga e armazenagem com capacidade para 60 mil toneladas. O transporte de fertilizantes do Porto de São Luís (MA) a Palmeirante (TO) abastecerá o Tocantins, a região nordeste do Mato Grosso, Pará e Piauí.
Segundo o gerente-geral Comercial de Agroindústria e Líquidos da VLI, Gabriel Fonseca, o projeto traz diversos benefícios ao estado. “O novo corredor de fertilizantes possui a capacidade de abastecer uma região altamente produtiva, além de ser uma semente para o desenvolvimento de um polo industrial”, destaca.
Sobre a VLI
A VLI engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES).
Por: Daniela Galvão |
Grupo BCW Brasil | MáquinaCV
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